Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Hospital Márcio Cunha recebe recertificação internacional

A unidade hospitalar mantém a acreditação, permanecendo no seleto grupo dos hospitais do país certificados pela norma DIAS- DNV International Healthcare Accreditation Standard

Exemplo de excelência em assistência e em gestão no Leste do Estado, o Hospital Márcio Cunha, administrado pela Fundação São Francisco Xavier, acaba de ser recertificado na norma DIAS (DNV – International Healthcare Accreditation Standard). A norma internacional europeia, é chamada nos Estados Unidos de National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO), formalmente reconhecida pelo Departamento de Saúde dos Estados Unidos.

Desenvolvida a partir de padrões internacionais de gestão, segurança assistencial e de infraestrutura, sempre alinhados à legislação local, a DIAS (DNV International Healthcare Accreditation Standard) exigiu da Instituição investimento, capacitação e preparo de todas as suas equipes ao longo dos últimos anos para que seus requisitos fossem colocados em prática no dia- a dia. Durante quatro dias, auditores brasileiros e norte-americanos da DNV checaram os processos de gestão, qualidade, assistenciais e a estrutura física das unidades do HMC, com foco na gestão de riscos e melhoria contínua.

Dentro da gestão do ambiente físico, que inclui inspeções nas áreas de utilidades como sistema elétrico, hidráulico e de ar-condicionado, foram avaliados também a gestão de produtos perigosos, controles de acessos e gestão de equipamentos.

Um quesito importante da norma é a avaliação dos sistemas de proteção à vida, que incluem planos de contingência para a gestão de crises, incluindo a atuação do comitê de crises, a evacuação dos prédios em caso de sinistros, a funcionalidade dos alarmes e dos equipamentos de combate a incêndios, além de itens como acessibilidade e sinalização.

A certificação DIAS desde 2014, contribuiu ainda para a melhor estruturação das ações de enfrentamento à covid-19, pois a gestão de crises é um requisito de grande importância dentro da Gestão de ambiente físico e vem sendo trabalhado pela diretoria e equipes do HMC, desde então.

“Esta recertificação confirma a eficiência do trabalho diário desenvolvido pelas nossas equipes e reforça que mantemos as boas práticas para que tudo funcione da melhor maneira no processo assistencial e de gestão. Para além disso, contamos com profissionais que pautam suas ações pela responsabilidade ético-profissional e buscam cada vez mais a qualidade e a excelência na prestação dos serviços sempre com foco nas pessoas”, destaca o diretor de Hospitais da Fundação São Francisco Xavier, Mauro Oscar Soares de Souza Lima.

Para a auditora líder da DNV, Palloma Vaz, o Hospital Márcio Cunha, ao longo dos anos de certificação, demostrou aprimoramento dos processos e o amadurecimento do sistema de gestão que permitiu a excelência da assistência, sempre com foco na segurança e gestão de risco. “O enfrentamento da pandemia de maneira proativa, responsável e oportuna evidenciou o respeito e o compromisso com colaboradores, pacientes/familiares e com toda sociedade. O desempenho do Hospital é fruto do trabalho árduo e constante de todos os colaboradores para construção de um sistema seguro evidenciado durante os ciclos de auditoria”, destacou.

Próximo Post

HCM | Edição 78

HCM | Edição 77

&nbsp ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com