Hospital Jayme da Fonte busca manter e crescer em níveis da ONA

Ao longo de sua trajetória, o Hospital Jayme da Fonte nunca cessou sua busca por ampliar a segurança e eficiência de seus serviços e, para isso, tem investido permanentemente na melhoria de seus processos. Os reconhecimentos, é claro, vêm naturalmente. A acreditação ONA, em 2018, por exemplo, permitiu à instituição rever e aprimorar diversos métodos e processos essenciais, posicionando-se como referência entre as instituições de saúde pernambucanas.

Quem fala sobre os avanços do Jayme da Fonte frente à saúde do estado é João Lampropulos, diretor técnico do Hospital, que ressalta a busca da Instituição, enquanto um grupo genuinamente pernambucano, pela posição de primeira escolha em saúde em Pernambuco. “Nosso hospital tem ampliado seus serviços justamente para atender esse novo olhar, de uma nova cultura hospitalar, para com os pacientes.”

Hoje, o foco do Hospital vai além do tratamento, atuando na prevenção. Deste modo, a instituição dispõe de um amplo núcleo de diagnóstico, com variados exames, uma ampla rede de especialistas para atendimento ambulatorial além, é claro, de promover grandes campanhas de sensibilização a temas relevantes quanto à prevenção de doenças através das mídias.

Saúde 4.0

Elemento essencial para a saúde nos tempos atuais, a tecnologia faz parte do dia a dia do HJF, trazendo inovação e eficiência que beneficiam tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde, com procedimentos cada vez mais efetivos e seguros. “O conceito de Saúde 4.0 nos leva a investir em um processo de transformação digital aplicada à prevenção e ao tratamento dos pacientes” conta Lampropulos.

Esse processo se inicia a partir de investimentos sistemáticos em treinamento e aquisição de equipamentos, explica. “Recentemente, aplicamos mais de R$ 600 mil na compra de servidores e computadores para a implantação de prontuário e prescrição médica eletrônica, abrindo caminho para o uso de novas plataformas, que facilitem e tornem mais ágil o diagnóstico.”

Humanização

Princípio fundamental do Jayme da Fonte, o atendimento humanizado se estende a todas as áreas do hospital, explica o diretor. Para ele e toda a diretoria, é preciso compreender que a humanização deve estar presente em todos os processos e serviços. “Considerando a integralidade dos cuidados aos pacientes, seus acompanhantes, familiares, mas também em sinergia com os colaboradores e equipe médica.”

Os desafios são diários e permanentes, explica, mas são sempre trabalhados da melhor forma possível. “Manter uma unidade de excelência preservando seu DNA nordestino, com o devido reconhecimento de seus serviços, nos move em torno da nossa missão, que é cuidar das pessoas com segurança e qualidade.”

Avanços e investimentos

Certificado pela ONA desde 2018, o Hospital pretende seguir firme no aperfeiçoamento de seus processos, que geram grandes impactos positivos na eficientização de custos, redução de desperdícios e avanços orçamentários. Os avanços, por sua vez, possibilitam investimentos em diversas áreas e maiores níveis de produtividade.

“Nesse momento, os esforços da gestão têm sido direcionados a buscar avanços que nos leve a resultado de longo prazo, com efeitos multiplicadores e motivadores para toda a equipe” ressalta Lampropulos. “Sabemos que esses investimentos, além da questão orçamentária, nos posicionam em um caminho de soluções de saúde, que vão além do atendimento, num caminho rumo à excelência.”

O intuito é seguir evoluindo nos níveis de certificação, bem como aperfeiçoando as práticas implantadas quanto às auditorias internas e avaliações de risco. Um dos caminhos, sem dúvidas, é a capacitação de sua equipe, “que se engaja em todos os processos de modernização para vislumbramos um futuro centenário, ou ainda maior, para o Jayme da Fonte.”

Esta matéria foi publicada originalmente na edição 62 da revista Healthcare management.

Próximo Post
  ASSINE A NEWSLETTER

WEBINÁRIO | Covid-19

HCM | Edição 70

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com