Hospital Edmundo Vasconcelos conquista Acreditação Nível III da ONA

Uma das Melhores Empresas para Trabalhar pela Great Place to Work (GPTW) por sete anos consecutivos, o Hospital Edmundo Vasconcelos (HEV) acaba de conquistar a Acreditação Nível III, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação, nível mais alto da Organização, leva em conta critérios altamente rígidos, que vão dos padrões de qualidade e segurança à cultura organizacional com evolução contínua em maturidade institucional.

Tantos critérios visam estabelecer padrões rígidos a fim de promover entre as instituições de Saúde a evolução e aprimoramento da qualidade e segurança. O método, no entanto, ocorre de forma voluntária e reservada, garantindo ainda mais credibilidade ao processo de certificação.

Conquista

Por tantos parâmetros, a diretoria do HEV acredita que a acreditação leve maior visibilidade e confiança no trabalho oferecido pela Instituição já que os pacientes, assim como o próprio mercado, encontram na classificação um meio de segurança em relação ao desempenho das ações do Hospital.

Um dos maiores desafios para a administração na busca pela acreditação esteve ligado à aceitação de novos conceitos, um obstáculo que, para ser superado, exigiu trabalho participativo junto ao colaborador, a fim de construir processos positivos que envolvessem a participação de todos. Essa construção é baseada pela gestão no apoio da Educação Continuada.

Soluções

Entre os propósitos do HEV está oferecer a melhor experiência ao paciente, o que envolve, de forma primordial, a qualidade e segurança dos serviços. Para que o objetivo seja alcançado, o Hospital conta com o empenho diário de todas as suas equipes para a harmonia dos processos interligados. Dentro do conceito de multidisciplinariedade voltada à experiência do paciente e às boas práticas, foram elaborados Protocolos de Qualidade e Segurança.

A partir da compreensão de trabalho único e, ainda, pertencimento ao trabalho, a Instituição acredita ter conquistado uma cultura baseada nos pontos citados, o que teria permitido a contemplação da acreditação e de demais selos na área. O maior investimento para tal, no entanto, foi direcionada a serviços de consultoria, em consonância com a convicção de que capacitar as lideranças para novos processos é imprescindível.

Benefícios

Os retornos provenientes da conquista do ONA III, além de altamente positivos, atingem tanto dimensões de público interno quanto externo. A resposta interna, refletida em sentimentos de pertencimento e reconhecimento a todo trabalho necessário para alcançar esse objetivo, se desenvolveu de forma integrada pelos funcionários do Hospital. Simultaneamente, a classificação permitiu a evolução dos indicadores de segurança, refletindo aos pacientes e parceiros comerciais a qualidade e responsabilidade dos serviços oferecidos.

A exemplo da mudança latente de indicadores, o Protocolo de Dor Torácica foi implementado e elaborado para a realização de diagnóstico rápido, com foco na padronização do atendimento, reduzindo o risco de morbidade e mortalidade dos pacientes.

70 anos

Com 70 anos recém completados em 2019, o Hospital Edmundo Vasconcelos continua buscando o aprimoramento de seus serviços a fim de oferecer a melhor experiência a quem passa pela Instituição. Neste ano, além da ONA III, o Hospital conquistou ainda o Selo de Qualidade do Registro de Câncer, concedido pelo Registro de Câncer Populacional do Município de São Paulo, e se orgulha de manter a posição entre as Melhores Empresas para Trabalhar nas categorias Saúde, Mulheres e Terceiro Setor.

Desenvolvimento

O HEV passou ainda por aperfeiçoamento, expansão e o surgimento de novos serviços, ampliando seu atendimento especializado a atletas e aperfeiçoando o Serviço Especializado de Mama, que garante o diagnóstico à suspeita de câncer de mama em apenas um dia. Foram implementados também o Serviço Especializado em Doenças Inflamatórias Intestinais, voltado ao atendimento de pacientes com doenças crônicas que acometem o aparelho digestivo, e o Serviço de Concierge, que permite mais agilidade no atendimento pré-cirúrgico.

2020

Para 2020, a Instituição iniciará o processo de Certificação por Distinção UTI e a implantação do novo ERP, que permitirá o monitoramento de resultados de forma efetiva. As expectativas, de modo geral, se mantêm altamente positivas, baseadas na missão e valores que guiam o Hospital desde sua fundação, e consistem na evolução diária dos serviços, com o intuito de manter o padrão de excelência no atendimento, serviço e infraestrutura. Além disso, a busca pela Acreditação Internacional está sendo estudada pela alta gestão, e pode ser iniciada no primeiro semestre do ano que vem.

Está matéria e muito mais você confere na revista Healthcare Management edição 63!

Veja mais posts relacionados

  ASSINE A NEWSLETTER