Clicky

Governo discute substituição de Eduardo Pazuello na Saúde

O presidente Jair Bolsonaro discute a substituição do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A troca teria sido um dos temas do encontro do presidente com ministros da ala militar na noite deste sábado. Estiveram no encontro Braga Neto (Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Fernando Azevedo (Defesa) e o próprio Pazuello.

Pazuello está no comando da pasta desde junho de 2020, quando assumiu o posto interinamente. Ele foi empossado efetivamente quatro meses depois. A ideia é que o substituto não seja um político, mas sim um profissional ligado à saúde.

Os nomes dos médicos cardiologistas Ludhmilla Hajjar e Marcelo Queiroga despontaram como possíveis sucessores. No entanto, a médica, que chegou a se reunir com o presidente, já tinha seu nome inviabilizado o pelas autoridades de Brasília para o Ministério da Saúde.

A percepção é que na conversa entre ela e o presidente Jair Bolsonaro, houve mais divergências do que consensos, inclusive em relação ao uso de medicações como cloroquina (defendido por Bolsonaro) e a necessidade de isolamento social (criticada por Bolsonaro).

Segundo relatos, o único consenso entre os dois foi em relação à necessidade de vacinação em massa. Diante da conversa, interlocutores de Ludhmilla e do próprio presidente já avaliam que Bolsonaro vai buscar outras alternativas para substituir o ministro Eduardo Pazuello.

Ao mesmo tempo, houve mal-estar causado pelos ataques especulativos de bolsonaristas em redes sociais contra Ludhmilla, inclusive publicando uma live que a médica fez com a ex-presidente Dilma Rousseff. Mesmo assim, no núcleo do governo, a percepção é que Pazuello precisa ser trocado rapidamente, já que ele perdeu a função de ser uma espécie de escudo, anteparo, do presidente.

A queda da aprovação de Bolsonaro já preocupa o núcleo mais próximo do Planalto e é atribuída ao desempenho sofrível de Pazuello na gestão da Saúde durante a pandemia.

Próximo Post

HCM | Edição 76

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com