Fundações e Estruturas de Contenção no Mater Dei Betim Contagem

Frente a frente com a estrutura de 42 mil m² que hoje abriga a unidade Betim – Contagem do Mater Dei pode ser difícil imaginar que, não muito tempo atrás, o espaço não passava de um terreno vazio. Antes de se preocupar com os processos e sistemas que agora regem o dia a dia da instituição, foi necessário dedicar total atenção à própria estrutura do local que viria a abrigar o Hospital.

Com prazos exíguos e máxima otimização dos custos operacionais, o Mater Dei colocou suas fundações nas mãos da Geomec. À empresa mineira também foi incumbida a missão de desenvolver os projetos de estruturas de contenção de terra e, tão logo compreendidas as necessidades da construção, deu-se início à busca por soluções.

Soluções

Sérgio Cançado Paraíso, principal executivo da Geomec, conta que a solução de fundações contemplou 321 estacas, de 40cm a 80cm e profundidade média de 18 metros, do tipo Hélice Contínua Monitorada (HCM), que apresentaram elevada produtividade e garantia de capacidade de carga geotécnica estrutural, resultando em economia nos prazos e custos de execução.

Já para a estrutura de contenção de terra, foram utilizadas 444 estacas com 60cm a 70cm e profundidade média de 15 metros, estabilizada através de vigas atirantadas no sistema monobarra. “Respeitando os limites orçamentários, o projeto foi finalizado no tempo recorde de, aproximadamente, 100 dias” conta Sérgio.

Experiência

Não foi a primeira vez que a empresa, especializada em projetos e consultoria de engenharia geotécnica, fundações, contenções, ensaios dinâmicos e estáticos em elementos estruturais de fundação profunda, precisou desenvolver soluções inovadoras para Saúde.

Com atividades em todo o território brasileiro, além de África, Portugal e América Latina, a Geomec já desenvolveu projetos específicos no setor hospitalar, tais como o Hospital Mater Dei da Av. Contorno, o Hospital Unimed também em Betim, o Biocor Instituto e o Hospital Vila da Serra, em Minas Gerais, e o Hospital Português da Bahia, em Salvador.

No entanto, Sérgio ressalta que cada projeto é único e cada desafio exige novas ideias ímpares. “A Geomec considera-se honrada em participar deste empreendimento de sucesso e esperamos colaborar com as novas conquistas da Organização Mater Dei em um futuro próximo.”

Esta matéria faz parte da 30º edição da revista HealthARQ. Confira a versão digital!

Veja mais posts relacionados