Em tempos de pandemia, Comunicação do Hospital Moriah investe em ações voltadas à promoção da Saúde

Em tempos de pandemia, Comunicação do Hospital Moriah investe em ações voltadas à promoção da Saúde

 

Com os impactos trazidos pela pandemia do novo coronavírus, o Hospital Moriah precisou mudar a forma de se comunicar tanto com pacientes, quanto com o público como um todo.

O encarregado dessa missão foi o departamento de Marketing da Instituição, que criou novas estratégias de comunicação, a fim de levar à população, informações de alta qualidade.

À frente do departamento, a Gerente de marketing do Hospital Moriah, Estela Munhoz, falou exclusivamente com a Plataforma Healthcare Management sobre as ações do departamento durante este momento de crise na Saúde.

 

HCM: Se for possível traçar um paralelo antes e depois da pandemia, quais são as principais transformações que a COVID-19 trouxe para o setor de comunicação e marketing da empresa? De que forma a COVID-19 impactou este setor?

A pandemia de Covid-19 trouxe, a princípio, uma grande apreensão pelo fato de não sabermos o desenrolar e tampouco o quanto duraria. Todos achavam que, no máximo, no máximo em três meses tudo voltaria ao normal.

No primeiro momento, a Comunicação doMoriahse preocupou em intensificar a informação que alertasse a população sobre a doença, como forma de contribuir contra a desinformação e validar as noticias verdadeiras. Buscamos focar nossos canais em torno dessa informação de promoção e saúde e atender a imprensa que necessitava de fontes.

Como oMoriahadotou protocolos bem rígidos de separação no Hospital, como forma de não haver contágio cruzado, também intensificamos a comunicação do sentido da população entender que não precisaria “evitar” o Hospital, mas que era importante continuar cuidado de sua saúde.

Por fim, era hora de retomar a ação e prol das demais áreas do Hospital, esclarecendo sobre nossos protocolos.

OMoriahretomou o mesmo número de cirurgias de antes da pandemia de forma rápida, por isso acreditamos que é hora de intensificar a comunicação no sentido de reter nosso cliente e investir em novos clientes.

Com relação ao corpo clínico, iniciamos um novo formato de eventos, que são os online e já notamos que vieram pra ficar. Ao usarmos o Canal do Youtube como repositório para reuniões clínicas e webinários também tivemos um grande reforço nesse canal, atingindo mais de 1 mil inscritos.

E enquanto uma reunião clínica no formato tradicional não ultrapassava 60 participantes, hoje temos cerca de 600 visualizações em cada um dos eventos que realizamos no período de pandemia.

Ganham nossos médicos com mais conteúdo e ainda disseminamos o aprendizado para médicos e estudantes em todo o Brasil.

 

HCM: Ainda sobre o atual contexto que estamos vivendo, quais foram as principais oportunidades identificadas pelo setor de mkt e co.?

A principal oportunidade foi a de falar de saúde com a população. Uma crise sanitária necessariamente abre uma porta para que as pessoas queiram ouvir sobre saúde e se posicionar como uma fonte confiável de informação nos ajudou a aumentar o awareness.

Por outro lado, ser um hospital com protocolos muito bem definidos e um corpo clínico e assistencial tão dedicados nos ajudou a reforçar a comunicação no sentido de recuperar os clientes que adiariam suas cirurgias e exames.

 

HCM: Como estão voltadas as ações de mkt da empresa em tempos de pandemia?

Basicamente na comunicação por meio das redes sociais. Intensificamos a comunicação no Youtube e dedicamos tempo para a reestruturação do nosso website.

 

HCM: Na sua opinião, qual o papel que o mkt tem desempenhado neste contexto de pandemia? Como a empresa tem se diferenciado a fim de valorizar e potencializar sua marca no mercado?

Em meio a essa crise, ganha quem tem o que dizer e o faz com ética e por meio da medicina baseada em evidências científicas e é isso que preconizamos nas nossas redes e comunicação como um todo.

 

HCM: De que forma o mkt e co. da empresa vêm atuando a fim de reforçar a responsabilidade social da empresa, uma vez que esse fator torna-se de grande valor para a imagem da marca?

A grande responsabilidade de um hospital para com a comunidade está em ser propagador e promotor da saúde.

Hoje, o poder das redes sociais supera até o da imprensa. Pensando nisso, estamos muito atentos às oportunidades de passar informação pra a sociedade de forma a provocar mudanças comportamentais.

 

HCM: Assim como a pandemia está transformando nossas relações interpessoais, como a COVID-19 tem impactado o mkt? Como esse setor sairá depois com o novo normal?

Acho que o principal aprendizado é o de como lidar com o online e inseri-lo no dia a dia. De como isso traz valor para a comunidade e irá, independentemente do isolamento social, ser incorporado ao dia a dia das pessoas. O Hospital vai entrar na casa das pessoas e não mais esperar para que elas venham até o Hospital.

Leia mais sobre as estratégias de Marketing pelo olhar de cada especialista.

Rejane Dias, Gerente de Marketing da ABIMO, aposta em ferramentas online frente à Covid-19

Guilherme Batimarchi, do Marketing na APOIO Ecolimp e ABCIS, fala sobre os impactos da Covid-19 no segmento

Roger Spalding, da Air Liquide Brasil e América Latina, fala sobre visão 360ª na Comunicação Corporativa

“Todo novo dia é um novo normal”, afirma Felipe Balestrin, da COMPASS, sobre os impactos da Covid-19

Renato Suzuki, da Sandoz, fala sobre a aceleração da jornada digital em tempos de pandemia

Caroline Silva, da Avaya, fala sobre as exigências tecnológicas impostas pelo isolamento social

Marketing do Grupo São Cristóvão Saúde cria planejamento completo frente ao novo coronavírus

O marketing estratégico frente ao Novo Normal

Covid-19 acelerou a digitalização das ações de marketing, afirma Claudio Curvelo, da Fanem

 

Esta matéria e muito mais você confere na edição 69 da Revista Healthcare Management!

Próximo Post
  ASSINE A NEWSLETTER

WEBINÁRIO | Covid-19

HCM | Edição 69

Revista Helthcare Management - Edição 69 width=

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com