Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Em parceria com o Grupo Opty, Facilitas Engenharia se firma na Saúde

Destaque por seus projetos em Saúde, a Facilitas Engenharia possui uma longa parceria com o Grupo Opty, rede de hospitais oftalmológicos. A relação entre a empresa e o Grupo remonta a 2017, com o firmamento do primeiro contrato para o projeto de instalações do Instituto de Olhos Villas, localizado em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador (BA).

“Desde então, consolidamos essa parceria e tivemos a oportunidade de projetar diversas outras ampliações e reformas para o Grupo Opty, como o Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul, primeiro projeto desenvolvido pela Facilitas em Santa Catarina, em abril de 2018”, explica o diretor comercial da empresa, Gabriel Lucena.

No mesmo ano, a Facilitas foi responsável pelos projetos de construção do novo Centro Cirúrgico HOBrasil em Salvador (BA), que o gestor considera como um dos projetos mais desafiadores realizados pela empresa.
Para o projeto em Salvador, Lucena explica que foi necessário fazer visitas técnicas para cadastro de instalações precedentes e, posteriormente, desenvolver, de maneira integrada e interdisciplinar, projetos de instalações da obra, como os sistemas de baixa e média tensão, IT médico, hidrossanitárias, de gases medicinais, cabeamento estruturado e prevenção e combate a incêndio.

“Foi preciso uma análise bem próxima desses sistemas para que fossem devidamente compatibilizados com uma estrutura metálica prévia, ampliada para a implantação do empreendimento.”

Além disso, os projetos de instalações de climatização, ventilação e exaustão que foram produzidos, na época, por um escritório parceiro, ficaram sob a gestão da Facilitas.

Outro destaque da obra foi o Centro Cirúrgico, que possui sete salas cirúrgicas com capacidade para transmissão ao vivo dos procedimentos. Lucena, inclusive, destaca o desenvolvimento do sistema de TI como um dos principais desafios do projeto.

“Toda a Central de TI do Grupo foi abrigada na unidade e devidamente protegida contra quedas de energia por um sistema alternativo que garante também a continuidade das cirurgias.

Outra responsabilidade da empresa foi a legalização dos projetos nas Concessionárias e no Corpo de Bombeiros. “O cuidado entre o proprietário do empreendimento e os órgãos públicos por toda a interface também ficou sob nossa gestão, premissa de atuação já conhecida da nossa empresa.”

Solidificação no mercado

Impulsionado pela obra do HOBrasil, em 2019, a Facilitas constatou que havia espaço no mercado para a empresa se lançar, também, no mercado de execução de instalações. Desde então, a Facilitas executou 36 obras e mais de 75 mil m² de instalações, dentre as quais, 30 mil m² foram dedicados a projetos desenvolvidos pela empresa.

“A nossa expertise em projetos foi um diferencial para atuarmos no mercado de instalações, garantindo uma retroalimentação constante para a equipe de projetos, que está em permanente aprendizado e constante desenvolvimento”, complementa.

Com tantos projetos realizados, a empresa apresentou franco crescimento nos últimos dois anos, triplicando a área construída de sua sede em Salvador (BA) e investindo cerca de 300 mil reais em tecnologia e equipamentos.
Para os próximos anos, Lucena garante que a empresa possui planos já em fase de maturação. “Em breve, iremos entregar um produto diferenciado para o mercado, em educação técnica, com conteúdo exclusivo e bastante conteúdo de engenharia hospitalar.

Confira a edição completa da Revista HealthARQ 38

Próximo Post

HCM | Edição 85

HealthARQ - Edição 38 - Bia Gadia

HealthARQ - Edição 38 - Lauro Miquelin

HealthARQ - Edição 38 - Daniel Mendez

Health-IT Prêmio '22

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com