Clicky

Em apenas 75 dias, Asmontec entrega construção do no novo Hospital Fiocruz

Em apenas 75 dias, Asmontec entrega construção do no novo Hospital Fiocruz

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi fundamental para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, focando em pesquisas relacionadas à compreensão do vírus e geração de imunizantes. Além disso, em maio de 2020, a Fundação inaugurou um Centro Hospitalar, que levou o nome de Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI / Fiocruz).

Diferentemente de outras unidades temporárias, os leitos do hospital contaram com um sistema de isolamento com pressão negativa do ar, específico para infecções por aerossóis, além de uma tubulação responsável por sugar o ar contaminado e eliminá-lo por um sistema de filtragem.

Em apenas 75 dias, Asmontec entrega construção do no novo Hospital Fiocruz 1Dentre as especialidades do projeto, a construção do hospital foi feita seguindo as premissas das Salas Limpas e desenvolvidas pela Asmontec. O ambiente controla, monitora e registra a temperatura, umidade, pressão, partículas e fluxo do ar para que produtos e atendimentos sejam realizados da forma mais higiênica e segura possível.

Segundo João Felipe Martin Meca, diretor comercial da empresa, foram desenvolvidas estratégias de projeto, fabricação, logística e montagem linear de maneira que os materiais sempre estivessem disponíveis para a equipe da empresa.

Como o INI / Fiofruz foi construído em regime emergencial para fortalecer a rede de saúde o mais rápido possível, a Asmontec teve um prazo total de 75 dias para realizar o projeto. “Entre a confirmação do nosso escopo e o início da operação da Instituição foram 45 dias, mastivemos outras demandas depois, como a área de suporte a famílias, por exemplo.”

Em apenas 75 dias, Asmontec entrega construção do no novo Hospital Fiocruz 2

Na opinião de Felipe Meca, o curto prazo foi o maior desafio encontrado durante o andamento do projeto. “Conseguir entregar o serviço em tão pouco tempo e no meio de uma pandemia, onde muitos cenários são incertos, é extremamentecomplicado. Nossa equipe de engenharia ficou totalmente focada em atender as demandas e programações dentro do cronograma, enquanto lidava com outros clientes.”

Futuro

A Asmontec desenvolve as soluções de acordo com as necessidades dos clientes e os itens oferecidos abrangem vários setores de ambientes classificados ou salas limpas. Divisórias, forro-falso, luminárias, portas, Carrinhos e mobiliário de Aço Inox são apenas alguns produtos da empresa.

“Além de oferecermos diversas ferramentas necessárias para esse tipo de ambiente, nós já desenvolvemos soluções para a Fiocruz há mais de dez anos.”

 

Além do Hospital Fiocruz, a Asmontec trabalha em diversos setores da saúde, incluindo laboratórios, centros de pesquisa e

Em apenas 75 dias, Asmontec entrega construção do no novo Hospital Fiocruz 3

indústrias farmacêuticas. “Hoje, temos trabalhos em andamento tanto na Fiocruz como no Instituto Butantan, assim como no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, que auxiliou em pesquisas para o combate da Covid-19, e indústrias privadas.”

Mesmo com a pandemia, a Asmontec teve um crescimento muito além do esperado em 2020. “O aumento das demandas, aliado à capacitação e ao investimento da empresa nos últimos anos, resultou em um crescimento superior a 100% de faturamento. Sabemos que isso foi um ponto fora da curva. A expectativa para 2021 é um crescimento de 10 a 15%.”

Segundo Felipe Meca, a empresa trabalha atualmente no “desenvolvimento de soluções para armazenamento controlado de vacinas e demais insumos utilizados durante o período de pandemia.”

Esta matéria e outras você confere na Revista HealthARQ edição 34.

Próximo Post
  ASSINE A NEWSLETTER

HCM | Edição 74

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com