Em apenas 3 meses, Ararat Engenharia entrega novos leitos de UTI entre outros projetos no Hospital Samaritano

O Hospital Samaritano, localizado na zona sul da capital de São Paulo, conta com mais de 120 anos de história. A Instituição sempre buscou por inovar em sua estrutura e aperfeiçoar o atendimento, tendo em vista o cuidado e dedicação integral ao paciente.

Para atender os pacientes com mais conforto e qualidade, o Hospital investe em sua expansão física e uma delas ficou a cargo da Ararat Engenharia, responsável por trabalhar na instalação de dez novos leitos de UTI, dois novos aparelhos de raio x de última geração e novo QGBT para atender à essa nova carga. Além disso, o serviço contou com a troca de cabos alimentadores com 200 metros de distância até a subestação, transformador de baixa tensão (220V/380V) com potência de 100kVA, nobreak de 10 e 20 KVA e quadros de iluminações gerais e específicas.

Em apenas 3 meses, Ararat Engenharia entrega novos leitos de UTI entre outros projetos no Hospital Samaritano 1

A Ararat, que está no mercado há 21 anos, foi responsável pelo desenvolvimento dos projetos de arquitetura e instalações, incluindo a elétrica, hidráulica, ar condicionado, detecção e alarme de incêndio, entre outros. A obra se iniciou em março de 2020 e foi entregue em junho do mesmo ano.

Por ter sido realizada durante a pandemia, a empresa teve que lidar com medidas de segurança e mudar alguns de seus planejamentos.

Segundo o sócio da Ararat Engenharia, Kegham Hratchya Dadian, foi preciso realinhar o planejamento da obra enquanto ela já estava em execução.

“Todas alterações tiveram que ser feitas sem que o custo ou prazo fossem alterados, além da necessidade de entregar os leitos rapidamente para atender a pacientes críticos do novo coronavírus”.

Ainda de acordo com Dadian, um dos maiores desafios enfrentados foi a falta de insumos e problemas na compra de materiais, já que a produção dos mesmos foi afetada pela pandemia.

Sustentabilidade também foi um ponto muito pensado no projeto do Hospital Samaritano, uma vez que trabalharam o consumo consciente de matéria-prima, minimizando os desperdícios e reduzindo gastos com alguns suprimentos.

Inovação

Com mais de 280 obras em seu portfólio, a Ararat Engenharia tem investido muito em aprimoramento de projetos e métodos de execução de obras para o setor da saúde.

“Nesta obra em especifico, trabalhamos com portas com visores inteligentes para monitoramento visual do paciente, automatização e controle do sistema de ar condicionado por ambientes, iluminação de LED para economia de energia, e muitos outras tecnologias”, revela Dadian.

O diretor acredita que a pandemia da covid-19 trouxe a capacidade de a empresa sair da zona de conforto, modernizando seus processos e executando funções de novas formas. “Por conta disso, agora a tendência é investir mais em métodos sustentáveis e soluções econômicas para nossos clientes”.

Durante as instalações dos leitos da UTI do Hospital Samaritano, a Ararat Engenharia preservou ao máximo o conforto dos pacientes, com objetivo de proporcionar um ambiente humanizado.

“Muitas pessoas têm ideia de que hospital é um lugar técnico e sem vida, mas é necessário trazer o bem-estar nesse momento tão delicado e importante na vida dos pacientes”, reflete Dadian.

Atualmente, a Ararat está focada em ampliar sua especialidade na área hospitalar, incluindo o investimento em estudos, planejamento e soluções de ambientes confortáveis e sustentáveis.

“Estamos trabalhando com planejamento e redução de custos para fazer mais com menos. A adaptação disso em meio a pandemia não foi fácil, mas conseguimos nos organizar e traçar planos para novos rumos.”

*matéria publicada na edição 33 da HealthARQ.Clique aquie acesse essa e outras reportagens exclusivas da edição.

Próximo Post
  ASSINE A NEWSLETTER

WEBINÁRIO | Covid-19

HCM | Edição 74

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com