Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Ducatti Engenharia aplica conceito ‘just in time’ em construção de novo anexo do Hospital Unimed Vale do Caí

Planejamento logístico da empresa possibilita construção ágil e sem interferir no funcionamento do Hospital

Vinte anos após a construção doHospital Unimed Vale do Caí (HUVC), no Rio Grande do Sul, a Cooperativa agora dá um novo passo rumo ao crescimento de sua infraestrutura. A Unidade colocou em prática o projeto de construção do novo prédio anexo ao Hospital, optando pela expertise da Ducatti Engenharia na escolha do responsável pela execução da obra.

“Já estávamos executando ampliações no parque industrial de uma empresa na região e, devido à nossa experiência com obras hospitalares, fomos convidados a participar desse projeto”, declara Dilson Ducati, sócio e fundador da empresa.

O executivo explica que a Ducatti iniciou a execução da obra de 2.880 m² a partir do estudo de estratégias para entregar o projeto no prazo de dez meses, conforme solicitado pelo cliente.

“Buscamos entender as reais necessidades do nosso cliente, para que pudéssemos atender a urgência da obra e garantir a menor interferência possível, à rotina hospitalar.”

Para realizar a obra sem atrapalhar o fluxo do Hospital, a empresa deslocou o canteiro de obras para uma área afastada da construção, mas ainda dentro do complexo. “Essa mudança exige maior cuidado com o recebimento e estoque de insumos de maior volume, e uma logística com conceito just in time..”

O prédio anexo está sendo construído muito próximo às áreas técnicas do Hospital, como caldeira e central de gases. “Essa localização exigiu atenção e ações para demarcação, isolamento e convivência com a rotina do hospital em funcionamento.”

Além disso, a Ducatti construiu uma passarela, sobre a rota de abastecimento das áreas técnicas, interligando o prédio novo ao existente, garantindo que os fluxos de veículos e profissionais não sejam interrompidos após a inauguração do novo prédio. “Executamos toda a estrutura do prédio, desde o início das escavações e fundações até o término da montagem da estrutura e passarela, em apenas 90 dias.”,

E completa: “Com um diálogo franco, ouvimos as prioridades da Unimed Vale do Caí, apresentamos soluções e estamos executando a obra dentro do cronograma previsto, com rigoroso controle de custos e com um consumo consciente de recursos”,

Eficiência e cuidado

Para colocar em prática todo o projeto elaborado para o novo prédio anexo ao HUVC dentro do prazo determinado, a Ducatti lançou mão de uma estrutura pré-moldada, pela celeridade e segurança que a solução confere às edificações. “As paredes internas serão em drywall e o forro será modular, o que facilitará futuras reconfigurações de layout.”

Além disso, o prédio, que receberá esquadrias externas em alumínio e vidro, também conta com projeto luminotécnico em LED e alimentação por cabos elétricos que não emitem fumaça tóxica, em caso de incêndio.

“Os laboratórios de análises clínicas atenderão a todos padrões técnicos exigidos, com renovação e tratamento de ar, e vedação de paredes, forros e esquadrias, a fim de evitar qualquer contaminação”.

Outro pilar de investimento da Ducatti foi a sustentabilidade, por meio da implantação de soluções construtivas eficientes, com ênfase na redução de resíduos gerados e até no uso de insumos reciclados.

Nesse sentido, serão instaladas cisternas no Hospital, para a captação e reaproveitamento de água da chuva. Todos os resíduos de esgoto serão tratados em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) antes do retorno ao meio ambiente.

“Na gestão do canteiro de obras, aliamos planejamento de recursos às ações de consumo consciente, reaproveitamento de embalagens e separação e descarte adequado de resíduos.”

Experiência de mercado

Além da operação da Unimed Vale do Caí, nos últimos dois anos a Ducatti entregou mais de 15 obras na área da saúde, incluindo construções, ampliações e reformas, desde espaços para consultórios e áreas de apoio até salas limpas, laboratórios, blocos cirúrgicos, centros obstétricos, UTIs e quartos de isolamento.

Dentre as obras em andamento, Ducatti cita a implantação do novo acesso unificado aos hospitais do complexo do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre.

Confira a edição completa da Revista HealthArq 38

Próximo Post

HCM | Edição 85

HealthARQ - Edição 38 - Bia Gadia

HealthARQ - Edição 38 - Lauro Miquelin

HealthARQ - Edição 38 - Daniel Mendez

Health-IT Prêmio '22

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com