Clicky

Diante de três unidades prediais diferentes, Go Ahead implanta robusta rede wireless no São Camilo

Infraestrutura tecnológica permite gerenciamento tempo real

Há quase 100 anos, a Ordem dos Camilianos escolheu São Paulo como foco irradiador de um ideal: “prestar assistência à saúde a quantos demandarem os seus serviços, sem distinção de qualquer natureza no que se refere a nacionalidade, raça, credo político e religioso”.

De lá para cá, a Ordem assumiu a gestão de hospitais em 15 estados brasileiros, além de diversas entidades filantrópicas, centros de educação infantil e núcleos socioeducativos.

Já a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo é composta por três hospitais gerais na capital, nos bairros da Pompeia, Santana e Ipiranga, e um hospital de reabilitação e Cuidados Paliativos em Cotia.

Nesses últimos anos, a Rede realizou investimentos substanciais, como, por exemplo, novas áreas exclusivas de Oncologia nas três Unidades (Pompéia, Santana e Ipiranga), o acréscimo no número de leitos para atendimento hospitalar e a chegada do robô Da Vinci XI, que modernizou toda a Linha Cirúrgica.

Os investimentos em tecnologia não passam despercebidos pela Instituição. Já em 2015, o São Camilo se viu diante da necessidade de criar uma infraestrutura de rede wireless para as suas três unidades hospitalares.

Conforme explica Alessandro Coneglian Bianchini, diretor de Engenharia da Go Ahead, empresa responsável pela implantação da rede wireless no São Camilo, o principal diferencial desse trabalho realizado foi o estabelecimento de premissas claras quanto ao funcionamento da rede sem fio.

Com isso realizamos um projeto customizado de acordo com a necessidade do hospital de acesso à rede, sem abrir mão da segurança no acesso”, explica.

A Go Ahead implantou uma robusta rede wireless em todas as unidades e, por isso, o maior desafio foi os diferentes tipos de construção de cada unidade, pois algumas edificações são antigas, com diferentes níveis materiais, ou seja, diferentes formas de reflexão e absorção de sinais.

“Nesse caso, cada unidade foi um projeto único. Após a instalação dos pontos de acesso baseado em um projeto inicial, se fez necessário utilizar uma ferramenta de site survey para a validação da cobertura e pequenos ajustes no posicionamento dos pontos de acesso para evitarmos áreas de sombra, tendo em vista a necessidade do hospital”, ressalta Bianchini.

Com o acesso das redes sem fio, o São Camilo obteve maior agilidade do atendimento ao paciente no leito, possibilitando o uso do módulo Beira Leito do sistema de gestão da Instituição.

Essa solução, inclusive, foi personalizada e adequada às premissas da Instituição, que incluíam o uso para a rede corporativa e a disponibilização de Wireless para pacientes e familiares.

Outro benefício da implantação da rede wireless é com relação ao acesso dos paciente e acompanhantes à internet. “Hoje, ainda que os quartos tenham televisão, a grande maioria dos pacientes consomem conteúdos próprios, como Netflix, Youtube. Isso ajuda a passar o tempo, deixando a espera por um resultado de exame ou atendimento menos estressante. Além disso, há a necessidade de se comunicar com as pessoas, dar notícias e etc; portanto a rede sem fio abrange uma necessidade assistencial para essas pessoas.”

Junto com a agilidade, mobilidade e maior satisfação dos colaboradores e pacientes com a rede wireless, também está o elemento segurança. “O São Camilo conta com as melhores práticas de segurança em rede sem fio, utilizando de criptografia moderna e métodos de acesso de última geração”, ressalta Bianchini.

De integrador para Provedor de solução

Bianchini explica que, hoje, a Go Ahead atua como provedora de soluções, com aplicações próprias. Exemplo disso é o Go Health – pacote de soluções para hospitais melhorarem seus indicadores de produtividade – e o Go Connect – solução para a gestão de links e aplicações de forma a melhorar a experiência do usuário.

“Estamos nos posicionando com projetos de alto valor agregado e isso nos deixa cada vez mais próximos do negócio. Não somos mais um vendedor de caixa, somos um elo entre a tecnologia e o negócio. Nos desafiamos a resolver problemas dos clientes que os ajudam a vender mais, perder menos, ser mais relevantes e seguros”, pontua Bianchini.

Essa e outras matérias você confere na edição 76 da Revista Healthcare Management.

Próximo Post

HCM | Edição 77

HCM | Edição 76

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com