Opuspac busca referências de inovação no exterior

Trabalhando juntos desde 2002, estes dois engenheiros não imaginavam que ao passar dos anos, fundariam em 2008 a Opuspac.

Inicialmente era um escritório de engenharia que posteriormente se dedicou ao desenvolvimento de máquinas de unitarização de doses. Escutar os problemas dos clientes, enxergar novas soluções, desenvolver, produzir, oferecer assistência e comercializar as mesmas, são as tarefas cotidianas, mas a mentalidade de engenharia permeia em toda a organização. Comercializamos por necessidade para colocar nossos produtos, mas basicamente seguimos atuando como engenheiros. Os dois sócios somam 70 anos de expertise em robótica, mecatrônica, máquinas e materiais de packaging e condução empresarial e nos últimos 10 anos também em logística hospitalar, qualidade e segurança do paciente.

Claro, todo começo não é fácil. E começaram do zero. Demoraram dois anos desenvolvendo equipamentos e outro meio ano para entrar no mercado. Durante este longo caminho, tiveram que vender suas moradias e colocar o dinheiro na empresa para que o objetivo não “morresse na praia”. Trabalhavam 24 x 7 para consertar as coisas que não funcionavam.

Desde o início, sabiam que uma empresa prevalece no mercado se adiciona valor ao setor onde atua, então foi o que fizeram!

Estavam nos primeiros anos de funcionamento e os hospitais compravam as máquinas e embalagens, apenas para colocar um nome e um código de barras. Quando um sócio, notou os inúmeros problemas enfrentados pelos hospitais e comentou que deveriam ajudá-los com soluções.

Começou aí, o que seria o Sistema Opuspac, orientado à Segurança do Paciente. Que hoje está na missão da empresa, o que permite investir neste quesito.

Além de muitas metodologias, que melhoram a segurança, tem uma base de dados instalada com nosso software Opus 5.0 de 2.000 medicamentos e 200 mini-bulas que imprimem nas embalagens, para ajudar às enfermeiras durante o processo de administração de medicamentos, responsável por 12 % de todos os Eventos Adversos do hospital.

Essas metodologias e a preocupação com a Segurança do Paciente se tem transmitido a mais de mais de 2.000 técnicos, farmacêuticos e operadores de máquinas no cursos realizados, com prova final e certificação, realizados na empresa ou em casa do cliente durante a implantação dos equipamentos.

Hoje Opuspac tem instalado mais de 570 equipamentos em hospitais de 17 países.

Completaram o ciclo automático de unitarização de doses, lançando novos modelos e opções diversificando as opções dos hospitais e reduzindo o custo dos equipamentos e dos insumos. Estão integrados com os principais ERP do mercado e produzem seus próprios programas para integrar e brindar os clientes com soluções adicionais.

Durante vários anos tinham dois fatores (drivers) para o crescimento: Automatização do processo de unidoses e Segurança do Paciente. Evoluíram em automatização até alcançar 100% do ciclo de unitarização automática, assim como em Segurança do Paciente.

Recentemente lançaram a Divisão de Logística Hospitalar. Estiveram estudando este tema durante mais de 3 anos e finalmente compreenderam que o setor não conseguiria pagar pelos equipamentos: dispensários eletrônicos de medicamentos e armários de materiais, caso não houvesse uma vantagem muito grande na aquisição. Então criaram o conceito de ESTOQUE SEGURO, que reduz a quase zero os desvios de estoque, tanto de medicamentos como de materiais.

Inovando com tecnologias totalmente disruptivas, rompendo com as tecnologias tradicionais, em ambos os tipos de equipamentos, de Mats e Meds, o controle do estoque acontece através do peso do produto e imediatamente é informado qual medicamento foi retirado ou adicionado. Este sistema “auto-count” se diferencia de todos os outros tipos de dispensários que com pouca ou nenhuma inovação, apresentam as mesmas soluções durante muitos anos.

Este dispensário com capacidade de estocar até 6.900 itens tem um custo por item armazenado que chega a ser até 75 % menor que nos equipamentos convencionais.

Na Opuspac, 22 % da folha de pagamentos é relacionada com pessoas do setor de Inovação e Desenvolvimento de produtos, por isso a capacidade de lançar novos produtos singulares no mercado é muito alta. Neste ano apresentaram na feira Hospitalar 5 novos produtos (40% dos apresentados).

Os produtos desenvolvidos em outros países, tem a caraterística de adaptar-se a outras modalidades, legislações, e muitas vezes não se adaptam perfeitamente aos requerimentos locais. Por isso a complementaridade de seus produtos com as necessidades do mercado brasileiro é um ponto de destaque. Eles mantém uma informação sobre os temas principais de todo o que acontece nos hospitais de quase todo o mundo, através de viagens e estudos relacionados.

A qualidade deve passar por certificações e filtros para serem exportadas. Em 2019 os 30% dos equipamentos irão para hospitais do exterior, o contato com clientes de diversos mercados os faz evoluir, embora o Brasil tenha muito a ensinar a muitos países, inclusive mais desenvolvidos.

Ter um fabricante nacional, com técnicos, peças de reposição e decisões que ficam por perto, é um fator importante assim como a qualidade do serviço e os custos posteriores ao período de garantia. Opuspac tem feito da assistência técnica um forte fator de satisfação dos clientes. Embora estejam cobrindo todo o Brasil, eles têm um controle centralizado desde a fábrica e não delegam a qualidade do serviço.

Aumentando este grupo de fatores (drivers) estão criando a Divisão Opuspac Consulting.

Ela terá inicialmente as seguintes especialidades:

  • Consultoria Sênior em Farmácia. Organização da gerência de Farmácia, gestão de medicamentos, procedimentos, aspectos legais, armazenagem, compra, dispensação e distribuição. Com gestores com 20 anos de experiência com grupos de até 160 farmacêuticos de uma mesma empresa.
  • Consultoria em Segurança do Paciente. Gestão de Qualidade e Segurança. Núcleo de segurança. Técnicas de análise. Segurança na Administração de medicamentos. Com profissionais com 10 anos de experiência e especialização em Qualidade.
  • Consultoria em Logística Distribuída de Mats e Meds. Trata sobre toda a automatização na distribuição de medicamentos e materiais, para as farmácias satélites otimizando os fluxos e o trabalho de distribuição, baixando custos e esforço, diminuindo perdas e desperdícios. Integrada por profissionais farmacêuticos e especialistas com grande experiência no estudo de projetos de distribuição.
  • Consultoria em Integração de Tecnologias de Armazenagem e Distribuição, equipamentos, softwares, metodologias, pessoal, treinamento e muito mais. Por consultores com experiência de dezenas de projetos instalados em Europa e América Latina.

Em conclusão, o posicionamento de Opuspac desde a automação até as consultorias é montado para agregar valor ao setor de Hospitais.

A Opuspac depois de crescer 100% anualmente, durante vários anos, agora é uma empresa nacional de tamanho médio, com empresas próprias no exterior e com capacidade de colaborar e ajudar amplamente o setor da saúde.

Este texto, redigido pela equipe de comunicação da Opuspac, faz parte da edição 61 da revista Healthcare Management. Confira!

Veja mais posts relacionados

Dasa e Ímpar anunciam plano de união

Duas das principais empresas do setor de saúde brasileiro, Dasa, líder em medicina diagnóstica, e Ímpar, segunda maior rede independente de hospitais,...