Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Com projeto da Build Health, ampliação do Innova Hospitais abrangerá 21 mil m²

Adquirido pela Dasa, Innova Hospitais recebe investimentos para aperfeiçoamento de suas instalações

Em maio de 2021, a Dasa comunicou que sua controlada integral, a Ímpar Serviços Hospitalares, adquiriu 100% das quotas representativas do capital social do Innova Hospitais.

O Innova, com sede na cidade de Diadema (SP), realiza a prestação de serviços médico-hospitalares de média e alta complexidade, compreendendo internação, UTI, serviços ambulatoriais, cirúrgicos e de diagnóstico por imagem e laboratório.

Com a aquisição da nova unidade, a Dasa recorreu à Build Health para avaliar o Hospital e realizar um diagnóstico das instalações existentes para elencar pontos de melhoria e, assim, embasar o trabalho de Plano Diretor.

Com projeto da Build Health, ampliação do Innova Hospitais abrangerá 21 mil m² 1

“Além de uma radiografia geral do prédio, estudamos a legislação vigente da prefeitura de Diadema e descobrimos um grande potencial para aproveitamento do solo e oportunidades para subir um novo prédio, bem como a construção de um novo edifício destinado a Unidade Ambulatorial do terreno vizinho”, explica Ana Cabral, diretora da Build Health.

Com isso, a Build Health trabalhou na reforma do bloco existente do Hospital com quatro pavimentos, um novo bloco de nove andares a ser erguido e conectado ao existente, além de um prédio de ambulatórios de sete andares no terreno próximo.

O novo Hospital terá 14 mil m² e um prédio de Ambulatórios de 7.000 m². No total, o complexo abrangerá 21 mil m² de projeto dividido em cinco fases de obra.

Segundo a diretora, a obra levará cerca de dois anos e meio para ser concluída. “O grande desafio foi realizar um faseamento para manter o Hospital rodando com seus recursos enquanto a obra evolui. Agora, fizemos o anteprojeto e começaremos o Projeto Básico e Executivo. Temos muito trabalho pela frente”, afirma Ana.

O Plano Diretor foi pensado para favorecer a expansibilidade para a Fase três do Hospital (uma terceira torre) sem comprometer o andamento da Fase dois (que está sendo trabalhada atualmente).

“O Hospital terá plena capacidade de expansão com o mínimo de interferência na operação”, pontua a diretora.

Boas práticas de arquitetura

A nova unidade de Diadema preza, em sua nova infraestrutura, por boas práticas de arquitetura.

Segundo Ana Cabral, elementos como iluminação natural, boa acústica e acabamentos uniformes estão presentes nesse novo investimento da Dasa.

Com projeto da Build Health, ampliação do Innova Hospitais abrangerá 21 mil m² 2

“Os quartos de enfermaria têm um design bastante especial, cada leito possui seu kit leito de maneira individualizada: frigobar, armário, TV e cada acompanhante tem um sofá cama. Diferentemente de muitos Hospitais com leito de enfermaria, em que os acompanhantes só possuem uma poltrona para descanso”, afirma Ana Cabral.

Ainda de acordo com a arquiteta, a fachada receberá tela que faz o papel de sombreamento, diminuindo, assim, o consumo de ar condicionado e o custo de operação.

Os quartos são orientados para a face com boa insolação, aproveitando ao máximo a luz natural e, consequentemente, diminuindo o consumo de energia elétrica.

“A principal identidade desse trabalho, certamente, é a racionalização e distribuição dos recursos, com um estudo firme de adjacências entre setores que necessitam de interface constante”, conclui a diretora.

Esta matéria e muito mais você confere na edição 78 na Revista Healthcare Management.

Próximo Post

HCM | Edição 85

HealthARQ - Edição 38 - Bia Gadia

HealthARQ - Edição 38 - Lauro Miquelin

HealthARQ - Edição 38 - Daniel Mendez

Health-IT Prêmio '22

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com