Com 10,5 milhões de atendimentos nos últimos 10 anos, sendo 80% pelo SUS, AACD se consolida como centro ortopédico de referência no Brasil

Com 10,5 milhões de atendimentos nos últimos 10 anos, sendo 80% pelo SUS, AACD se consolida como centro ortopédico de referência no Brasil

 

A história da AACD é repleta de muitos exemplos inspiradores para o setor da Saúde. Afinal, são sete décadas impactando a vida de muitos pacientes. Somente nos últimos 10 anos, foram realizados cerca de 10,5 milhões de atendimentos em unidades da Instituição localizadas em diversas partes do Brasil.

Desde a sua fundação, em 1950, quando o Brasil vivia um surto de poliomielite, a AACD evoluiu para se tornar um centro ortopédico de referência, e, hoje, conta com uma infraestrutura que presta atendimento completo e de excelência em ortopedia e reabilitação para pacientes com deficiências físicas e necessidades ortopédicasa Instituição é composta por um hospital ortopédico, nove unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos.

Com 10,5 milhões de atendimentos nos últimos 10 anos, sendo 80% pelo SUS, AACD se consolida como centro ortopédico de referência no Brasil 1
AACD – Unidade Abreu Sodré

“Desde o início, temos o foco centrado no paciente, com a preocupação da humanização, da qualidade e da transparência nos atendimentos. São poucas empresas e instituições que completam 70 anos e ainda mais exercendo a filantropia, como a AACD”, explica o CEO Valdesir Galvan.

 

Chama a atenção na história da AACD a evolução dos protocolos clínicos, que, hoje, permitem que a Instituição atenda diversas patologias. “Quando o paciente ingressa na AACD, conta com uma avaliação completa de uma equipe multidisciplinar que define todo seu prognóstico e os objetivos do tratamento”, explica Galvan.

Foco no paciente

Pessoas sem deficiência física, mas com as mais diversas necessidades ortopédicas, também podem ser atendidas no Hospital Ortopédico da AACD em São Paulo. São 125 leitos (111 de internação e 14 de UTI), modernas salas cirúrgicas e equipe altamente capacitada.

Com 10,5 milhões de atendimentos nos últimos 10 anos, sendo 80% pelo SUS, AACD se consolida como centro ortopédico de referência no Brasil 2
Quarto do hospital ortopédico da AACD

Além disso, a AACD possui cinco oficinas ortopédicas, onde produz órteses, próteses, coletes, capacetes, meios auxiliares de locomoção, adaptações para cadeira de rodas, palmilhas e sapatos ortopédicos.

“Somada a produção das cinco oficinas que possui no Brasil, em 2019, o volume superou 61 mil produtos entregues”, afirma Galvan.

 

Outra assistência realizada pela AACD é o acolhimento da pessoa com deficiência dentro da sociedade. Por conta disso, além da reabilitação física, a AACD também desenvolve diversas atividades como a inserção no esporte paralímpico e o empenho em assegurar a plena integração social aos pacientes.

“Essas ações promovem melhorias ao paciente por meio da superação diária e da orientação de uma equipe multidisciplinar especializada.”

 

Rumo às melhores práticas

Segundo Galvan, um dos pilares de sucesso da AACD é o seu modelo de governança, que gera maior gestão dos processos internos e externos.

A guinada rumo às melhores práticas não só profissionalizou a gestão, mas também funcionou como vitrine de atração de recursos para uma organização que tem em sua origem a filantropia e o voluntariado.

“O modelo de governança da AACD segue práticas previstas para uma associação sem fins lucrativos, que adota mecanismos que visam garantir o cumprimento de seu propósito de modo ético e sustentável, como a renovação periódica dos órgãos de administração”, pontua Galvan.

 

Ímã de solidariedade

A AACD realizou 10,5 milhões de atendimentos na última década, 80% deles via SUS, ou seja, sem nenhum custo direto aos pacientes. Os outros 20% são pessoas atendidas via convênio ou de forma particular, que também ajudam a gerar receita para a Instituição.

Para manter essa infraestrutura e seguir beneficiando milhares de pacientes todos os anos, a AACD conta com o apoio da sociedade. “O repasse feito pelo poder público para os atendimentos não cobre todos os custos. Por isso, a Instituição necessita do engajamento de pessoas e empresas na causa da pessoa com deficiência física”, explica Galvan.

Para viabilizar todos os projetos e oferecer excelência nos serviços, a AACD conta com o engajamento de aproximadamente 2 mil funcionários e 1100 voluntários. Além disso, a Instituição realiza eventos, campanhas de doações e conta com parcerias de empresas do setor privado.

Entre as campanhas com esse objetivo está o Teleton, dedicado à sensibilização e mobilização da sociedade brasileira em torno da causa da pessoa com deficiência física. A arrecadação do Teleton é responsável por aproximadamente 200 mil atendimentos realizados anualmente pela AACD.

“Acreditamos na solidariedade do brasileiro e estamos trazendo diversas inovações para o processo de doação, que agora fica mais simples, prático e rápido”, ressalta o CEO.

 

Cuidado certificado

Em 2018, a Instituição recebeu a acreditação Internacional Qmentum, que orienta e monitora padrões de alta performance em atendimento e equipara o Hospital Ortopédico e o Centro de Reabilitação da AACD aos melhores complexos hospitalares do Brasil e do mundo como referência na área de Saúde.

“Ter uma acreditação internacional do nível da Qmentum veio para selar toda nossa dedicação em busca da qualidade assistencial”, afirma o CEO.

 

Com 10,5 milhões de atendimentos nos últimos 10 anos, sendo 80% pelo SUS, AACD se consolida como centro ortopédico de referência no Brasil 3
Sala do centro cirúrgico

Já em 2019, a AACD recebeu a acreditação internacional Planetree, que posiciona a Instituição como referência em atendimento humanizado, com cuidado centrado na pessoa.

“Está no DNA da AACD a humanização, pois, além de sermos uma organização sem fins lucrativos, sempre acreditamos num atendimento próximo e acolhedor. Essa certificação ratificou esse trabalho e demonstra que estamos conectados com as práticas mais modernas do mercado da saúde, sempre com o paciente em primeiro lugar”, apontou o CEO da Instituição.

 

Modernização em pauta

Com investimento em infraestrutura e hotelaria, a AACD registrou avanços importantes focados na qualidade, segurança e conforto dos pacientes e dos seus profissionais.

Nos últimos três anos, foram realizadas reformas na internação do hospital ortopédico, ambulatório e centro cirúrgico. Já no centro de reabilitação da unidade Ibirapuera, toda a ambientação dos espaços destinados às terapias e recepções foi repaginada.

Além disso, a AACD atualizou o parque tecnológico do hospital e do centro de reabilitação na unidade Ibirapuera, se posicionando cada vez mais como referência na área ortopédica. “Hoje, estamos preparados para atender desde pequenas incapacidades até casos de grande complexidade”, pontua o CEO.

Crescimento exponencial

Com o propósito de promover melhorias na qualidade da assistência ao paciente, a AACD prevê iniciativas para os próximos anos em busca de um futuro com estabilidade financeira.

“Prevemos realizar a expansão do Hospital com foco na ampliação do Centro Cirúrgico. O projeto prevê um aumento de 30% do espaço, considerando novas salas cirúrgicas, leitos de UTI e extensão da Central de Materiais Esterilizados (CME)”.

 

Além disso, estão previstas novas parcerias pelo projeto de Cooperação Técnica para levar o modelo AACD de assistência a outras regiões do País.

“Toda a nossa expertise vai ser levada a entidades da sociedade civil de diversas partes do Brasil, para auxilio na capacitação profissional e atendimento daquela população, sem que a haja a necessidade de construir uma nova unidade AACD.”

 

Galvan enfatiza a importância de se olhar para a pessoa com deficiência. “Nossa luta é para que essas pessoas sejam acolhidas. Dar assistência que eles precisam. Esse sempre é e será nosso objetivo daqui 70 anos”, finaliza.

Próximo Post
  ASSINE A NEWSLETTER

WEBINÁRIO | Covid-19

HCM | Edição 70

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com