Cofen faz homenagem aos profissionais de enfermagem

Cofen faz homenagem aos profissionais de enfermagem 1Powered by Rock Convert

O Conselho Internacional de Enfermeiros e o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho celebram juntos o Dia Internacional da Enfermagem, 12 de maio, para homenagear profissionais do mundo todo, em particular aqueles que lidam com uma carga de trabalho sem precedentes para tratar pacientes com COVID-19 e manter outros serviços de saúde essenciais.

“Durante esta pandemia, a segurança e a proteção das equipes de saúde são fundamentais”, afirma a chefe da Delegação do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Simone Casabianca-Aeschlimann. “É essencial que sejam garantidas condições de trabalho para que os enfermeiros possam continuar oferecendo assistência a pessoas afetadas pela COVID-19.”

Se equipes de saúde já correm riscos ao exercer suas atividades, essa realidade se agrava com a propagação da pandemia. Segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) no Brasil, 13 mil enfermeiros estão afetados pelo novo coronavírus e 98 já perderam a vida decorrente da nova doença. Esses dados estão em constante atualização e são monitorados de perto pelo Cofen por meio da plataforma Observatório da Enfermagem.

“A situação no Brasil é crítica. O Observatório da Enfermagem, criado pelo COFEN para monitorar a evolução da pandemia entre profissionais de Enfermagem, já registra mais de 13 mil casos e 100 óbitos associados à COVID-19. A maior parte desses profissionais integrava pelo menos um grupo de risco. É inadmissível que estivessem expostos na linha de frente, contrariando as diretrizes sanitárias indicadas pelo Ministério da Saúde”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.

“Somos seres humanos, sujeitos aos mesmos fatores de risco de qualquer pessoa, não somos máquinas. A escassez de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e o subdimensionamento das equipes também contribuem para o agravamento da pandemia entre profissionais de Enfermagem”, completa.

O acesso a EPIs é fundamental para proteger a saúde das equipes médicas e deve ser priorizado para essas equipes. Além disso, há uma necessidade urgente de assegurar que os EPIs e outros materiais médicos estejam disponíveis e acessíveis por meio de medidas nacionais e de cooperação intergovernamental. No Brasil, o CICV está doando produtos de higiene e limpeza e EPIs a municípios de seis estados brasileiros.

Embora muitas comunidades tenham feito questão de agradecer os profissionais da área da saúde, em outras há relatos preocupantes de assédio e violência contra enfermeiros e demais membros das equipes de saúde ligados à resposta à COVID-19.

No âmbito global, o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, do qual o CICV faz parte, e o Conselho Internacional de Enfermeiros, do qual o COFEN é filiado, pedem que os governos se comprometam a garantir proteção e segurança aos enfermeiros e outros profissionais da saúde, em especial nos lugares com poucos recursos e atingidos por desastres ou conflitos. Somente garantindo a saúde e a segurança desses profissionais poderemos – de maneira coletiva e global – assegurar uma resposta médica competente nesta época de COVID-19.

Os enfermeiros que trabalham em comunidades vulneráveis nas áreas mais pobres do mundo também estão particularmente em risco devido à COVID-19. Assim, a designação de 2020 como o Ano Internacional dos Enfermeiros e das Parteiras, por parte da Assembleia Mundial da Saúde, acabou sendo uma demonstração antecipada de reconhecimento.

Confira o vídeo da Campanha do COFEN “Proteger a Enfermagem é proteger a Saúde do Brasil”.

Compartilhe esse manifesto pela Enfermagem e em respeito à vida de mais de 2,2 milhões de profissionais brasileiros.O Conselho Federal de Enfermagem acaba de lançar a campanha da Semana da Enfermagem 2020, ano em que é celebrado também o Ano Internacional da Enfermagem. A data nos lembra que esses profissionais precisam de dignidade e proteção para desenvolverem suas funções. Para a Enfermagem, esse ano está sendo uma batalha. Mas eles não estão sozinhos!Proteger a Enfermagem é proteger a saúde do Brasil!12 a 20 de maio | Semana da Enfermagem 2020 | Ano Internacional da Enfermagem#PraCegoVer: Vídeo mostra cenas reais captadas de jornais televisivos e cenas de profissionais de saúde atuando no combate à COVID-19.

Nai-post ni Cofen – Conselho Federal de Enfermagem noong Martes, Mayo 12, 2020



Cofen faz homenagem aos profissionais de enfermagem 2



Próximo Post
  ASSINE A NEWSLETTER

WEBINÁRIO | Covid-19

HCM | Edição 68

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com