Clicky

Brafer projeta estruturas metálicas do Atrium Central da Unidade Morumbi do Hospital Albert Einstein

“Atualmente, temos cerca de 200 projetos acontecendo ao mesmo tempo no Hospital.” Esse é o depoimento de Junia Gontijo, diretora executiva de Engenharia e Manutenção do Hospital Israelita Brasileira Albert Einstein, evidenciando os constantes investimentos da Instituição quanto à infraestrutura.

“São trabalhos e investimentos que estão no plano diretor, como a construção de novas unidades de ensino e pesquisa, novas fachadas e outros tipos de reformas”, explica.

Um exemplo de projetos recentes é a inauguração, em 2020, da obra de revitalização das fachadas dos blocos A, B e D, nova entrada principal com complexo e do “Atrium” central, na Unidade Morumbi.

Segundo a diretora, o projeto integra de forma harmônica a área externa e o térreo, ampliando sensivelmente a recepção, gerando maior organização e eficácia os fluxos de pacientes, acompanhantes e médicos e maior conforto aos usuários.

“O Atrium central é o principal espaço de circulação de pessoas dentro da Instituição, por isso necessitava de total aproveitamento. Com a revitalização, nós conseguimos ter melhoras significativas para todos os usuários do local.”

Tecnologia e precisão

Para dar vida ao projeto de revitalização do Atrium Central do Hospital Israelita Albert Einstein, a Brafer ficou encarregada de detalhar, fabricar e montar as estruturas metálicas da obra.

Segundo o vice-presidente da Brafer, Luiz Carlos Caggiano, para chegar até o resultado foram aproximadamente dois anos desde a primeira reunião até a entrega do projeto.

Brafer projeta estruturas metálicas do Atrium Central da Unidade Morumbi do Hospital Albert Einstein 1

“Realizamos diversos encontros com o cliente, em seguida desenvolvemos o projeto com Modelagem 3D da cobertura já com as contra-flechas previstas. Depois, a fabricação das estruturas e, por fim, a montagem das mesmas em campo escorado. Isso tudo sempre com acompanhamento topográfico ou com escaneamento 3D das estruturas, para garantir a geometria esperada a fabricação dentro das normas de qualidade e dentro das tolerâncias desejadas”, explica Caggiano.

A Brafer encontrou desafios durante todo esse processo. “Nesta obra a precisão foi ainda mais fundamental, pois os vidros foram fabricados antecipadamente na Alemanha e assentados diretamente na estrutura metálica. Isso nos levou a especificar tolerâncias muito pequenas para fabricação e montagem das peças.”

A empresa também desenvolveu uma plataforma de escoramento temporária, chamado de “working deck”. Esta superfície temporária de trabalho serviu tanto para escorar a cobertura na fase de montagem do Atrium, quanto para auxiliar a montagem dos vidros e das membranas que foram fixadas diretamente na estrutura metálica.

“A plataforma também tinha o objetivo de dar estanqueidade à obra, permitindo que outras atividades fossem realizadas simultaneamente com a montagem da cobertura.”

Brafer projeta estruturas metálicas do Atrium Central da Unidade Morumbi do Hospital Albert Einstein 2

Para a obra do Atrium Central do HIAE, a Brafer trouxe um time fortemente comprometido com o projeto e respaldada por muitos investimentos da direção em tecnologia e inovação, tanto para as fábricas quanto para a engenharia. “Temos uma equipe com bastante conhecimento na área de montagem, o que nos permite assumir obras com montagens sempre desafiadoras.”

O resultado de tanta tecnologia envolvida, dedicação da equipe e de planejamento em cada etapa foi um projeto de alta qualidade e com design diferenciado. “Sem dúvidas, a geometria dos Domos, estruturado por nós, trouxe uma beleza incrível para o projeto.”

Esta matéria e outras você confere na Revista HealthARQ edição 34!

Próximo Post
  ASSINE A NEWSLETTER

HCM | Edição 74

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com