Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

Arquitetura Hospitalar: A construção em prol da saúde

Arquitetura Hospitalar: A construção em prol da saúde

 

A tendência da arquitetura hospitalar dos dias de hoje é criar ambientes que transmitam calma e segurança aos pacientes e familiares, além de facilitarem o fluxo do trabalho assistencial dos profissionais das instituições de saúde.

Otimizar espaços para melhor contribuir ao atendimento hospitalar e ambulatorial é o que rege os projetos de reforma. Nos últimos anos, uma série de propostas sustentáveis e funcionais foi colocada em prática para reformular empresas voltadas à saúde. Exemplos de sucesso são as modernizações nas unidades do Grupo São Cristóvão.

Uma novidade do setor que algumas instituições estão seguindo é instalarem ambulatórios em locais que não remetam ao ambiente hospitalar, como em shoppings. O espaço mais descontraído de um centro de entretenimento permite maior tranquilidade àqueles que irão realizar exames, consultas ou procedimentos médicos.

É o caso dos dois ambulatórios do São Cristóvão no Mooca Plaza Shopping, sendo um voltado à saúde da mulher e outro à dermatologia. Os layouts desses espaços costumam ser desenhados conforme cada especialidade.

Outra inovação de design que foi aplicada é o acabamento com produtos recicláveis e sustentáveis, como a utilização de material de garrafa PET para revestimento dos móveis de madeira.

Também, visando à economia e sustentabilidade, foram instalados economizadores de energia que após acionados ligam computadores, iluminação e ar condicionado, ideal para salas de consultório e exames.

Mais uma área hospitalar que obteve atenção quanto ao planejamento do espaço foi a farmácia. É importante ter como prioridade o fornecimento de qualidade e segurança aos processos que envolvem manipulação de medicamentos, favorecendo a organização.

Pensar na rotina de trabalho é a chave para melhor aproveitar o ambiente, com foco no tempo de separação e armazenamento dos remédios. Ainda, deve ser totalmente climatizado, conforme as práticas exigidas de higiene e dos índices recomendados pelos órgãos regulamentadores de temperatura e umidade.

Indo de encontro às novas tendências, outra área hospitalar que o Grupo São Cristóvão aperfeiçoou foi a maternidade, com o objetivo de melhor atender as mães e bebês e aprimorar o fluxo do trabalho médico.

Exemplo disso foi a reformulação do Centro Obstétrico em que as salas de parto passaram a ter um ambiente específico para que a primeira assistência ao bebê fosse realizada ao lado da mãe, contribuindo para o fortalecimento do vínculo materno.

Além das adaptações que favorecem a relação mãe e bebê, há outras linhas de seguimento para a arquitetura hospitalar dentro do setor de maternidade que foram seguidas, como as áreas do primeiro banho do bebê com visão panorâmica, aleitamento em ambiente lúdico e alegre, materiais de acabamento reciclável e bancadas emCorian, resistente a fungos e bactérias.

Até o sistema de ar condicionado para as salas cirúrgicas foi bem pensado. O novo projeto utiliza um sistema feito por meio do controle de temperatura, renovação de ar externo e distribuição de ar por fluxo laminar, conforme a norma da ANVISA. Ainda, apresenta um fluxo de gás refrigerante gradativo, que economiza energia elétrica e reduz manutenção.

Todas essas reformulações e melhorias dos ambientes seguem as novas necessidades do mercado hospitalar. O constante desenvolvimento dos setores da engenharia e arquitetura contribui para que as instituições de saúde estejam sempre alinhadas ao bem-estar dos pacientes.

 

Próximo Post

HCM | Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

Revista Healthcare Management - Edição 82

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com