Clicky

Arquiteta Betty Birger e seu trabalho no Hospital Albert Einstein: “este projeto é a síntese de uma experiência de sucesso”

Parceira de longa data do Hospital Israelita Albert Einstein, à Betty Birger Arquitetura & Design foi confiada a responsabilidade de guiar as decisões arquitetônicas das obras internas do Programa de Revitalização da Instituição.

No final de 2018, o escritório, que leva o nome de sua líder, foi contratado para desenvolver o projeto do Atrium Central da Unidade Morumbi, que receberia uma nova cobertura de vidro.

“Optamos pela parceria com a Betty, por ela ser uma arquiteta extremamente criativa e com capacidade de aliar um design bastante contemporâneo e de fácil execução”, explica a Diretora-Executiva de Engenharia e Manutenção da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Junia Gontijo.

Logo que a equipe do escritório começou a conceituar o projeto e imaginar as possibilidades de uso do espaço, Betty teve a certeza que deveria resgatar os elementos da cidade ao ar livre e trazê-los para dentro do hospital.

“Tratava-se de uma oportunidade incrível de transformar esse, que é o coração do complexo, em um espaço icônico que traduzisse espacialmente transparência, humanização dos espaços, experiência e satisfação dos usuários, princípios tão importantes para a instituição”, explica a arquiteta.

“Queríamos um espaço de encontros, arborizado, com poltronas confortáveis onde as pessoas pudessem se reunir, conversar ou simplesmente relaxar, ler livros e revistas que nós disponibilizaríamos.”

Nasceu então, a Praça Einstein. “E como nas melhores praças, as árvores é que são as protagonistas, e em torno delas definimos os estares e as circulações diferenciados pelo desenho dos pisos”, pontua Betty.

Além disso, o escritório investiu na forte definição das luminárias – grandes esculturas de luz de Ingo Maurer. “Com design, tamanho e qualidade de Iluminação, elas evidenciam a amplitude do espaço e valorizam o desenho da cobertura”, pontua.

Outro elemento de suma importância no Átrium do Hospital são os painéis de madeira ripados randômicos que circundam todo o perímetro. O elemento foi projetado como estratégia para melhorar a acústica do ambiente. “As árvores também contribuem para este tratamento, proporcionando sombreamento e trazendo conforto aos usuários”

Já os serviços de catering Brunella e Viena Kosher com suas respectivas áreas de atendimento foram locados em anexos ao espaço central. Dessa forma, a praça se manteve intacta com a sua função primeira de encontros e relaxamento.

A executiva também ressaltou a busca por exercer com desenvoltura as tarefas de interpretar anseios, referências, enfim, a personalidade do Hospital Israelita Albert Einstein.

“Para nós este projeto é a síntese do nosso entendimento de uma experiência de sucesso, de conforto e de bem estar em um ambiente hospitalar.”

Experiente no atendimento às instituições de saúde, para este ano, o escritório tem como objetivo desenvolver obras cada vez mais inovadoras, personalizadas e sustentáveis para o segmento. “O intuito é sempre desenvolver projetos com abordagem contemporânea humanista centrada no diálogo franco com os usuários”, finaliza Betty.

*matéria publicada na edição 33 da HealthARQ. Clique aqui e acesse essa e outras reportagens exclusivas da edição.

Próximo Post
  ASSINE A NEWSLETTER

HCM | Edição 74

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com