Antônio José Pereira, do HCFMUSP, fala sobre Gestão de Crise e Liderança

Antônio José Pereira, do HCFMUSP, fala sobre Gestão de Crise e Liderança 1Powered by Rock Convert

Antônio José Pereira, do HCFMUSP, fala sobre Gestão de Crise e Liderança

 

Antônio José Pereira, do HCFMUSP, no encerramento de uma série de lives sobre Gestão de Crise, organizada pela instituição, em parceria com o Grupo Mídia

 

Ao longo do mês de julho, o Grupo Mídia e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) promoveram uma série de Webinars sobre Gestão de Crise. No encerramento do projeto, Antônio José Pereira, superintendente do HCFMUSP foi entrevistado ontem, 30 de julho, com o tema “A liderança e a gestão de crise em hospitais e instituições de saúde: presente e futuro”. A live teve transmissão em tempo real para as redes sociais do Grupo Mídia.

Também conhecido como Tom Zé, Antônio José Pereira tem quase 25 anos dentro da área hospitalar e médica. Segundo ele, a liderança, especialmente em área de Saúde, precisa inspirar confiança, criar visão e executar as estratégias definidas.

“Um líder precisa ter visão de futuro, pés no chá e estar sempre pronto para executar estratégia. Tem que gostar de amassar barro. Temos que ter pessoas que vão para o front. Se errou, corrigimos. E verificando onde errou para aprender com os erros”, define Tom Zé.

 

Mas, para ele, saber escutar e ter humildade é chave do sucesso para que um líder tenha condições de entender os liderados. “Isso é muito importante e faz diferença entre um líder e um chefe. Um líder sabe ouvir e tem a humildade para reconhecer erros de percurso.”

UM LÍDER NEM SEMPRE TEM UM CARGO

O superintendente do HCFMUSP destacou que a instituição, conjuntamente com a USP, forma um polo de lideranças em saúde na jornada do paciente. E isso foi fundamental nesse momento de enfrentamento da Covid-19 dentro da instituição.

Para enfrentar esse problema, as lideranças da diretoria clínica, da superintendência, do conselho, os professores titulares se uniram para colocar a instituição no rumo correto. “Um problema imenso que ainda não chegou ao fim, mas estamos caminhando bem.”

Aliás, essa é a diferença de se trabalhar no HCFMUSP, onde estão reunidos alguns dos maiores especialistas e as principais lideranças em suas respectivas áreas. “Dentro desse cenário da pandemia, a sinergia entre esses líderes fez muita diferença.”

Para Tom Zé, “é uma dádiva liderar ao lado de todos esses líderes, sempre aprendendo a cada dia. Essa é a maneira que conduzimos essa instituição, com mais de vinte mil funcionários”.

Independente de se atuar em uma instituição pública ou empresa privada, é fundamenta para qualquer líder praticar, estudar, entender os processos de mudança na organização. E isso vale para todos dentro da hierarquia da instituição.

Até porque um líder não é apenas o CEO, o gerente ou o diretor.

“Muitas vezes o líder não tem cargo, mas se você prestar atenção percebe que ele envolve toda uma empresa e tem papel muito importante na organização.”

 



Antônio José Pereira, do HCFMUSP, fala sobre Gestão de Crise e Liderança 2



Próximo Post
  ASSINE A NEWSLETTER

WEBINÁRIO | Covid-19

HCM | Edição 69

Revista Helthcare Management - Edição 69 width=

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com