Advantech aplica Inteligência Artificial em sistemas de monitoramento

Tecnologias como automação de processos, sistemas de triagem de febre e monitoramento de ocupação garantem mais segurança a pacientes e profissionais da saúde.

Por muito tempo vista como uma tecnologia “futurista”, a Inteligência Artificial – IA já estava presente em diferentes setores da economia nos últimos anos, e passou a ganhar ainda mais espaço nas discussões sobre inovação em ambientes hospitalares durante a tragédia causada pela pandemia do novo coronavírus.

Afetados diretamente durante a crise, hospitais e clínicas têm buscado dispositivos confiáveis para auxiliar o trabalho dos profissionais da área médica, que se mostraram mais do que essenciais durante este período crítico para a sociedade em todo o mundo.

De acordo com Julio César Garcia, Key Account especialista em produtos e soluções healthcare da Advantech Brasil, a automação pode se tornar uma das grandes aliadas para a segurança de instituições médicas.

Advantech aplica Inteligência Artificial em sistemas de monitoramento 1
Julio César Garcia, Key Account especialista em produtos e soluções healthcare da Advantech Brasil

“Conforme automatizamos processos e diminuímos a burocracia, os profissionais de saúde ganham mais eficiência ao ministrar os atendimentos”, explica Garcia. De acordo com o especialista, “as mudanças impactam positivamente na percepção do paciente quanto à qualidade do atendimento”.

A Inteligência Artificial também pode colaborar com a prevenção de infecções por meio de soluções de vídeo. Após análise de imagens, a tecnologia entrega respostas aos profissionais de saúde e gestão hospitalar para tomada de decisão de forma eficiente.

Com as ferramentas, é possível realizar triagem de pacientes em estado febril e monitorar taxas de ocupação em um ambiente. “O sistema funciona por meio de câmeras especiais que conseguem identificar indivíduos que estão com temperatura acima do normal. As pessoas identificadas com temperatura elevada podem ser direcionadas mais rapidamente aos cuidados necessários, diminuindo o risco de contágio de outros pacientes”, explica o executivo da Advantech.

Os sistemas de monitoramento de ocupação, também utilizam as câmeras para fazer a contagem de pessoas, o que auxilia hospitais a controlar a quantidade de indivíduos permitida por metro quadrado. “Se houver grande aglomeração de pessoas, os responsáveis ficam sabendo automaticamente, podendo tomar as providências necessárias para garantir mais segurança”, pontua.

De acordo com o especialista, antes considerada um diferencial, a inteligência artificial pode se tornar essencial para prevenção de doenças como a Covid-19, desde o momento da chegada do paciente ao estabelecimento de saúde.

“As medidas controle de infecções tem como propósito aumentar a segurança e agilidade no cuidado das pessoas. Isso traz mais tranquilidade aos pacientes, que ficam menos expostos à possibilidade de contágio”, destaca.

A Advantech acredita que seus produtos e soluções tecnológicas podem colaborar com os novos desafios impostos aos mercados nos próximos anos, possibilitando um planeta cada vez mais inteligente.

ADVANTECH

Fundada em 1983, a Advantech é destaque no mercado por fornecer produtos e soluções inovadoras no campo de tecnologia embarcada e automação. A empresa oferece um amplo serviço de integração de sistemas, hardware, software e logística com suporte a nível global, onde o foco é o consumidor. Tudo isso é apoiado por soluções e-business líderes de mercado de front e back office.

*matéria publicada na edição 69ª da revista Healthcare Management. Clique aqui para conferir essa e outras reportagens.

Próximo Post
  ASSINE A NEWSLETTER

WEBINÁRIO | Covid-19

HCM | Edição 70

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com