Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

A visão de crescimento de Valdir Ventura, CEO do Grupo São Cristóvão Saúde

Eleito entre os “100 Mais Influentes da Saúde da Década”, Valdir Ventura fala sobre os desafios de gerir três filiais do Grupo

 

Valdir Ventura é CEO e Presidente do Grupo São Cristóvão Saúde (GSCS) há mais de 13 anos e, desde então, vem construindo uma história marcante na Instituição. “Lidar com a gestão de três grandes filiais da Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão é extremamente desafiador, sendo elas o Hospital e Maternidade São Cristóvão, o Plano de Saúde São Cristóvão Saúde e o Hotel Recanto São Cristóvão, em Campos do Jordão.”

Entre esses desafios está a transformação do plano de saúde, que tinha 39 mil beneficiários com idade média de 62 anos. “Trabalhamos fortemente no rejuvenescimento da carteira de clientes e concebemos 28 novos produtos. Como resultado, o Plano São Cristóvão Saúde conta, atualmente, com mais de 160 mil beneficiários e a média de idade passou para 33 anos.”

O Hospital e Maternidade também passou por reestruturação. A Instituição ampliou a capacidade de leitos, passando de 171 para 275 e com a projeção de atingir, até dezembro de 2021, a marca de 300 leitos disponíveis. “Em todas as nossas instalações prezamos também por equipamentos médicos de última geração e tecnologia de ponta.”

Essa foi uma das diversas ampliações que a gestão de Ventura realizou. “Foram inauguradas nove unidades ambulatoriais próprias, sendo uma delas o CAIS – Centro de Atenção Integral à Saúde, voltado exclusivamente para a prevenção e reabilitação”, ressalta.

Sua gestão também investiu na construção de um novo Centro Cardiológico e na reforma do Centro Cirúrgico e Obstetrício, juntamente com a Maternidade. “Remodelamos o Pronto Socorro Infantil e criamos um andar de internação com 26 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI pediátrica para acolhermos crianças e adolescentes adequadamente.”

Segundo Ventura, em todos os processos e instalações foram priorizados o acolhimento ao usuário. “Trouxemos modernos conceitos em Hotelaria Hospitalar para oferecer uma experiência única aos pacientes.”

Ainda sobre as melhores práticas, Ventura se orgulha das conquistas de acreditações que o Grupo obteve nos últimos anos, como ONA Nível III, ISO 9001, Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, Selo Ouro SINASC, entre outros reconhecimentos nacionais e internacionais.

“Tivemos ainda a felicidade de ver o GSCS sendo acreditada pela Qmemtum, a acreditação canadense. É um mérito que ajuda a elevar ainda mais nosso padrão e pretendemos mantê-lo.”

Já sobre o reconhecimento como um dos 100 Mais Influentes da Saúde da Década, Ventura recebe a homenagem como “uma honra e uma recompensa por toda a nossa jornada rumo ao desenvolvimento profissional e aprimoramento dos serviços assistencial e administrativo. É a afirmação de que minha gestão está no caminho certo.”

No entanto, Ventura frisa que não conquistaria tudo isso sozinho. “Devo muito a meu time e sempre estimulo cada integrante a ter iniciativa, criatividade e velocidade na implementação de cada estratégia desenhada.”

O gestor acredita que essa é a melhor forma de buscar melhorias, de produtividade das áreas e trazer um maior comprometimento por parte dos colaboradores, sem perder o foco na qualidade da assistência prestada.

Assista a cerimônia de premiação do “100 Mais Influentes da Saúde da Década”.

Essa e outras matérias você confere na edição 76 da Revista Healthcare Management.

Próximo Post

HCM | Edição 85

HealthARQ - Edição 38 - Bia Gadia

HealthARQ - Edição 38 - Lauro Miquelin

HealthARQ - Edição 38 - Daniel Mendez

Health-IT Prêmio '22

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com