Clicky

A. Salles Engenharia realiza instalação completa do sistema de tratamento do ar interno do Hospital Badim

A. Salles Engenharia realiza instalação completa do sistema de tratamento do ar interno do Hospital Badim

O tratamento do ar interno é um dos fatores fundamentais dentro de ambientes hospitalares. Por isso, cada detalhe no Hospital Badim foi pensado para proporcionar o conforto, bem-estar e segurança de todos.

O prédio da nova unidade, que fica no Rio de Janeiro, foi inaugurado em 2018 pela Rede D’Or São Luiz e tem cerca de 16 mil m² de área construída.

Ele foi preparado para a medicina do futuro e idealizado dentro do conceito de hotelaria de luxo.

São 128 leitos de Internação, com atendimento para Emergência, Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro-Cirúrgico e CTI.

Devido à limitação do pé direito do edifício, foi preciso que a A. Salles Engenharia realizasse a instalação desse projeto de climatização com a compatibilização necessária nos retrofits das instalações, aliando estrutura e tecnologia de ponta.

A qualidade do ar que os pacientes respiram, foi a preocupação central do projeto de climatização do Hospital Badim, além da temperatura ambiente de cada local e a troca do ar em áreas confinadas.

O Engenheiro responsável pela obra, Guilherme Egert, explica que ao contrário do que muitos imaginam, o sistema de AVAC é um sistema altamente complexo, com vários níveis de automação e normas vigentes que devem ser respeitadas, para que todos os componentes tenham a performance esperada.

“Deve-se atentar sempre a qualidade da execução, desde os sistemas de transportes de fluidos refrigerantes, seus respectivos isolamentos, assim como o sistema de dutos para a distribuição de ar que por terem sempre dimensões maiores que as demais instalações, acaba sendo complexa a compatibilização com as demais disciplinas”.

O Hospital Badim, foi equipado com uma Central de Água Gelada (CAG), composta por dois Chillers de condensação a ar de 200TR cada e com sistema de bombeamento primário e secundário.

Com relação aos equipamentos que fazem o tratamento do ar interno, foram instalados 90 fancoletes de conforto, 22 fancoletes hospitalares, 27 fancoils e 15 UTAS que possuem filtragem absoluta de ar e atendem ambientes específicos com as salas cirúrgicas e os quartos de isolamento.

“A instalação de tratamento e condicionamento do ar do Hospital Badim foi desafiadora, principalmente por ter sido iniciada e concluída durante a pandemia da Covid-19.

Hoje, o Rio de Janeiro conta com mais um hospital de alta complexidade graças ao cuidado e visão de futuro do Dr. Badim.” – Leonardo Salles, Diretor-Executivo da A. Salles.

A A. Salles Engenharia está há 83 anos no mercado de AVAC-R (Aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração.

A empresa possui sólidas experiências em grandes sistemas, com instalação e manutenção de equipamentos de diversas complexidades, atingindo sempre a satisfação dos nossos clientes, e cumprindo as normas técnicas e tendo sempre a responsabilidade socioambiental.

Essa matéria foi publicada na edição 34 da Revista HealthARQ. Clique aqui para acessar essa e outras reportagens exclusivas!

Próximo Post

HCM | Edição 76

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com