Clicky

Plataforma Healthcare Management. Ideias, Tendências, Líderes e Práticas - Healthcare Management

A relação firme e verdadeira de Raul Canal, presidente da ANADEM, com a Saúde

Desde cedo Raul Canal, Presidente da ANADEM (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), esbanja uma relação firme e verdadeira pela medicina. Ainda durante sua infância, o executivo encontrou nos estudos o desejo de algum dia atuar na área. “A medicina sempre me encantou. Quando criança, me debruçava embaixo de livros e enciclopédias médicas com o sonho de futuramente atuar no setor.

Formado em Direito pela UniCEUB (Centro Universitário de Brasília), Canal tem uma longa experiência no setor da saúde. Iniciou sua carreira na área em 1997 quando começou a advogar para o Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF) e daí não parou mais.

“Em pouco tempo, conquistei vários sindicatos, entre eles o Sindicato dos Hospitais e Clínicas Particulares do Distrito Federal, a Associação Médica de Brasília e várias outras entidades de especialidades médicas. Também tive a honra de ajudar na criação da Federação de Sindicatos Médicos da Região Centro-Oeste e na Confederação Médica Brasileira, na qual sou muito grato”.

CONQUISTAS

Fundada em 1998, com o objetivo de incentivar o bem-estar e o aprimoramento pessoal e profissional da atividade médica, empreendedores e empresas que atuam no setor da saúde, Canal lembra com carinho da criação da ANADEM a qual considera a maior conquista de sua carreira. “Desde a fundação da Anadem, em 20 de setembro de 1998, pude ser um dos primeiros advogados no Brasil a falar sobre Direito Médico e Direito da Saúde e a ministrar palestras a propósito desse tema tão relevante que nasceu no final da década de 1990”.

Com o marco estabelecido, o executivo tomou posse da Associação Brasileira de Letras, outro momento lembrado com carinho. “Em 1995 tomei posse na Academia de Letras de Brasília (ALB) sem dúvidas, um dos momentos mais importantes da minha trajetória profissional”.

DESAFIOS

Conduzindo uma força e valentia paranormal, Canal teve de trabalhar firme para superar os desafios encontrados no início da Anadem, devido a necessidade e blindagem profissional da sociedade após o advento da Constituição e do Código do Consumidor (CDC). “No princípio da Anadem, tivemos vários desafios, entre eles convencer todos os profissionais e entidades envolvidas na área da saúde da necessidade de se estudar e ter uma blindagem profissional na sociedade, principalmente após o advento da Constituição e do Código do Consumidor (CDC), que dificultou a relação já beligerante entre os pacientes e os médicos”.

O executivo também destaca quando teve de convencer o poder judiciário a “tirar a mão” ante as altas restrições e diretrizes aplicadas pelo órgão, motivo de orgulho para o mesmo. “Nós conseguimos extinguir alguns erros presentes na filosofia do Direito Médico no Brasil e convencer o Poder Judiciário a pesar menos a mão, situação comumente observada antes do fortalecimento da Anadem. Acredito que esses foram os maiores desafios à frente da sociedade, na qual já foram superados”, afirma.

GESTÃO

Consolidada como a maior entidade no país para fins de proteção profissional, Canal dedica seu modo aberto e participativo de ser para o sucesso da Anadem e de sua carreira. “Acredito que todos esses anos à frente da Anadem, atuando de maneira participativa e descentralizada se mostraram acertadas, sempre abertos às novas tecnologias e às inovações do mercado”.

Carregando fibra e disposição na sua vida, Canal fala sobre os valores que adota para seu sucesso profissional.

“Para tudo na vida, você tem que ter o D.O.M. (Domínio, Organização e Método). É preciso ter foco, objetivos e metas a serem alcançadas, mas sobretudo ser democrático com aqueles que operam por você e com aqueles aos quais você atribuiu missões e tarefas. Esse modelo permite novas metodologias, inovações e também novas maneiras de enxergar o mundo”.

FUTURO

Inquieto por natureza, Canal ainda planeja os próximos passos a serem traçados na sua carreira. “Hoje minha principal meta é trazer o RC-Biopark, maior centro de pesquisa e aplicação da medicina regenerativa do mundo para Brasília, oferecendo mais longevidade e qualidade de vida a nossos clientes e amigos”.

“Meus principais planos para os próximos anos são viver a vida intensamente, saborear cada momento que ela me propiciar e continuar trabalhando para que a saúde, seja não apenas um direito de todos, mas uma realidade conquistada no Brasil”, ressalta Raul Canal.

Próximo Post

HCM | Edição 85

HealthARQ - Edição 38 - Bia Gadia

HealthARQ - Edição 38 - Lauro Miquelin

HealthARQ - Edição 38 - Daniel Mendez

Health-IT Prêmio '22

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com