Clicky

“A mulher agrega lideranças e promove maior diversidade”, defende Denise Eloi

Bacharel em Direito, com 25 anos de experiência no setor de Saúde, Denise Eloi figura entre as lideranças femininas de grande destaque no setor.

A atual CEO do Instituto Coalizão Saúde coleciona passagens marcantes em outras instituições do setor. Denise já foi presidente da UNIDAS (União Nacional Instituições Autogestão em Saúde) e atuou em vários estados como executiva e assessora especial da presidência da CASSI.

Também já foi titular do Conselho Nacional de Saúde – Ministério da Saúde, da Câmara de Saúde Suplementar da ANS e do Conselho de Administração da ONA.

Inspiração

A história de Denise é marcada pela presença de mulheres fortes que a inspiraram a construir tanto a sua vida pessoal como sua carreira profissional.

Na memória, a executiva guarda a lembrança de sua avó Maria, na cidade de Itaporanga, no sertão da Paraíba. “Minha avó sempre nos mostrava o que era certo e o que era errado. Ela nos ensinava os princípios dos valores humanos, como o amor e o respeito”.

A vó Maria foi fundamental na formação de Denise. “Ela, junto com meu avô, me deu a oportunidade de me transformar no ser humano que eu sou hoje”.

Voz retumbante

Firmando os pés no chão e formando palavras pela boca, Denise acompanhou desde os quatro anos os movimentos de sua mãe. Professora do ensino infantil, a matriarca lutava diariamente em busca de recurso para criar a filha e seus quatro irmãos.

Apesar da situação difícil, Denise guarda em suas memórias a dedicação da mãe ao lado de seu pai, de proporcionar a melhor educação possível aos filhos.

“Ela é meu grande exemplo de vida e profissional. Quando conseguiu me formar no curso superior, fui concursada pelo Inamps. Desde então, minha mãe participava das discussões de estruturação do Sistema Único de Saúde.”

Caminhos

Cercada de grandes exemplos de liderança feminina, Denise foi em busca do seu sonho de cuidar dos pacientes e, assim, ingressou em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba. Porém, no último ano a graduação, os planos mudaram.

“Eu tive uma juventude abreviada, pois aos 16 anos já era casada e aos 17 já era mãe. Sem recurso para manter minha família, abandonei o curso e fui trabalhar”, lembra.

Denise passou a se dedicar em prestar concursos, foi quando passou para uma prova do Banco do Brasil. “Foi uma felicidade, porque poderia dar uma estrutura melhor para minha família, mas também um grande desafio de abrir mão de um sonho que era trabalhar na saúde.”

Mesmo com a mudança de planos, Denise aproveitou a oportunidade e passou a estudar modelos de negócios da área financeira e negócios. “Me apaixonei pela gestão. Entrei em um cargo simples e saí da agência em um alto cargo de administração.”

Em 1989, Denise se mudou para João Pessoa e, nesse mesmo dia, sua mãe faleceu. Foi quando Denise assumiu também a tutela do seu irmão mais novo.

Mas, no mesmo ano, Denise foi convidada a integrar o time do Cassi e deu início, finalmente, a sua trajetória na saúde.

Desafios e metas

Apesar do reconhecimento de uma brilhante carreira na Saúde, Denise ressalta que enfrentou desafios e obstáculos por ser mulher, divorciada, mãe e nordestina.

“Eu me deparei e ainda me deparo com alguns estigmas. Quando comecei no mercado de trabalho, por ser mulher, eu inibi meu lado feminino para me sentir mais acolhida. Nós tínhamos que ser ‘menos’ para sermos incluída.”

Denise lançou mão da sinceridade e da verdade em seu caminho profissional. “Eu nunca neguei quem eu sou e de onde eu vim. Com alegria e transparência eu consegui trazer essa aceitação dos outros perante a mim.”

A atual CEO do ICOS ressalta a importância de figuras femininas em cargos de liderança. “A mulher não está apenas para um cargo assistencial, mas também para agregar lideranças e promover maior diversidade do setor.”

Por isso, Denise Eloi deixa um recado para as mulheres que têm o sonho de chegar a um cargo de liderança: “Seja você mesma. Enfrente os desafios. Não desanime, vá atrás do que você deseja.”

Esta matéria e outras você confere na edição 74 da Revista Healthcare Management.

Próximo Post

HCM | Edição 77

HCM | Edição 76

  ASSINE A NEWSLETTER

Assine as revistas do Grupo Mídia

Quer falar com o mercado da saúde?
Fale com a gente!

16 3913 – 9800

Assinaturas e circulação: assinatura@grupomidia.com
Atendimento ao leitor: atendimento@grupomidia.com
Redação: redacao@grupomidia.com
Comercial: comercial@grupomidia.com