Infraestrutura

Com arquitetura futurista, condomínio de casa e prédios será impresso em 3D, na Holanda

Um condomínio totalmente impresso em concreto com tecnologia 3D está prestes a ganhar forma na Holanda, na cidade de Eindhoven. A experiência contará com impressão de cinco estruturas sendo uma casa de 95 m² e outros quatro edifícios com mais pavimentos.  O projeto é fruto da parceria que inclui o escritório Houben & Van Mierlo Architecten e a Eindhoven University of Technology. O “condomínio” será comercializado por uma empresa imobiliária após a conclusão.

A previsão de início da implantação do projeto é ainda em 2018 e, além da forma não convencional de construção, chama atenção o formato das casas, que só será possível por conta da flexibilidade da tecnologia de impressão 3D em concreto.

De acordo com os pesquisadores o projeto é marcante em vários níveis, representando o potencial da tecnologia na construção civil e mostrando que a impressão digital proporciona um processo limpo, permite variedade de características para a arquitetura e reduz o uso de cimento, garantindo menor impacto ambiental. A primeira residência está prevista para ser ocupada a partir do meio de 2019.

Previous Article