Qualidade e Segurança do Paciente
Qualidade e Segurança do Paciente

 

Grande discussão da área gira em torno do desenvolvimento da cultura da segurança do paciente.O desenvolvimento da cultura voltada para a segurança, capaz de admitir a possibilidade de erro, de criar processos de trabalho que diminuam a possibilidade de erro, de identificar e mitigar riscos, de monitorar resultados com o objetivo de melhoria contínua, capaz da busca incessante pela excelência, capaz de individualizar a assistência a partir da identificação das necessidades do paciente, capaz de empatia.

Esses são os grandes desafios da Gestão de Qualidade e Segurança do Paciente apontados pelo Diretor-Técnico e de Tecnologia do Hospital Sírio-Libanês e Coordenador Científico do Congresso de Qualidade e Segurança, do 38º Congresso de Gestão Hospitalar, Antônio Carlos Onofre de Lira. De acordo com ele, ainda há muito a se fazer em qualidade e segurança em todas as esferas da saúde.

“No entanto, avanços importantes foram alcançados. O lançamento pelo Ministério da Saúde, em 2013, do Programa Nacional de Segurança do Paciente, com ações definidas tanto para formação e aprimoramento de profissionais quanto para a transformação da prática assistencial, já está mostrando resultados”.

A Qualidade e Segurança do Paciente são temas presentes em grande parte dos eventos científicos, e por isso, grandes debates formaram-se em torno do assunto, durante o Congresso de Qualidade e Segurança, envolvendo profissionais de vasta experiência na área, além de órgãos governamentais e associações, os quais abordaram os principais temas que estão em discussão na literatura internacional.

Entre eles: a inserção da qualidade e segurança como requisitos da integralidade do cuidado; os Sistemas de Acreditação como alavancas para o desenvolvimento da segurança no sistema de saúde; a cultura de segurança como meta a ser atingida; a questão do erro na assistência à saúde e os avanços em outras áreas de conhecimento; os problemas relacionados ao uso de medicamentos incluindo as questões de regulação pública; a transparência e o envolvimento dos pacientes e familiares no seu pró- prio cuidado e os critérios para a construção de um hospital seguro.

“Tivemos também a participação do palestrante internacional, Dr Andrés Aguirre Martinez, Presidente de La Asociación de Hospitales y Clinicas de Colombia, que falou sobre Sistema de Saúde e Acreditação, apresentando a experiência colombiana, que gerou grande interesse dos congressistas não só pelo conteúdo da palestra, mas também pela sua capacidade em envolver e motivar a plateia. Outros temas foram discutidos, como a questão da segurança do uso de medicamentos, com a participação da ANVISA, do ISMP e do Hospital Sírio Libanês, que gerou um debate caloroso, refletindo os problemas vivenciados pelos hospitais, principalmente os relacionados à disponibilidade, apresentação e rastreabilidade de drogas”, enfatiza Lira.

O painel que discutiu erros e danos foi outro destaque, com a apresentação de experiências de sucesso no controle de riscos e tomadas de ações emergenciais em grandes eventos, assim como, a discussão sobre transparência e envolvimento do paciente, uma questão ainda polêmica e não consensual na realidade nacional.

“Sem dúvida o congresso superou as expectativas pela discussão sobre a incorporação de conhecimentos e experiências de sucesso em qualidade e segurança; pela abertura de canais efetivos de comunicação entre instituições de saúde e órgãos governamentais, focados na identificação de necessidades reais e, acima de tudo, pelo aprofundamento da questão da transparência e envolvimento do paciente como um direito civil”, conclui o Coordenador.

Adm Prime

Nossa proposta é oferecer soluções em Comunicação, Planejamento Profissional e Capacitação para o alcance dos melhores resultados, através do nosso conteúdo digital e ferramentas de publicação,proporcionando aos profissionais, insights e melhores práticas para liderar a si mesmos e as suas organizações de forma eficaz e com impacto positivo.

Últimos posts por Adm Prime (exibir todos)