Ideias, Tendências, Líderes e Práticas

Simpósio de Enfermagem reúne especialistas internacionais para discutir excelência na prática assistencial

Com o auditório Schwester Hilda Sturm lotado, o Hospital Moinhos de Vento recebeu, no total, mais de 600 profissionais da área assistencial para o Simpósio Internacional de Enfermagem. Em sua quarta edição, o evento ocorreu entre 10 e 11 de maio e trouxe especialistas do Brasil e do exterior para falar sobre boas práticas e tendências sobre o tema.

“Este simpósio reflete a nossa busca pela excelência, com cuidado centrado do paciente e valores baseados em desfechos clínicos comprovados. Nosso objetivo primordial é cuidar de vidas com paixão e respeito por cada ser humano. E não há máquina que substitua o que só esses profissionais podem dar aos pacientes: a esperança”, destacou o superintendente Executivo do Moinhos de Vento, Mohamed Parrini. Ele reforçou o objetivo do hospital em buscar a Certificação MAGNET, o mais elevado reconhecimento concedido para organizações de saúde pela excelência na prática de enfermagem.

Jason Long, do American Nurses Credentialing Center (ANCC), órgão que certifica o MAGNET, elogiou as práticas que conheceu no hospital. “Atuamos em várias partes do mundo, e o que vimos no Moinhos de Vento é fenomenal, de dar inveja a vários hospitais”, disse. Também representaram a entidade norte-americana Nancy Kiley e Carly Karbrought. O presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, ressaltou que a busca do Hospital Moinhos de Vento pela certificação internacional é uma das formas de valorizar a enfermagem, além de garantir que a sociedade seja bem atendida.

Segundo a superintendente Assistencial do Moinhos de Vento, Vania Rohsig, a qualidade do trabalho de enfermagem é uma das maiores marcas da instituição. “Somos um time que atua junto para proporcionar a cada paciente e familiar uma experiência única de cuidado, buscando sempre a excelência em nossa prática diária”, reforçou, ao lembrar que a equipe assistencial representa um terço do total de mais de 3 mil colaboradores da instituição.

Desafios na prática da profissão, atuação multidisciplinar, atualização, tecnologia robótica e inovação foram alguns dos temas abordados no encontro. A programação também contou com a entrega do Prêmio de Reconhecimento da Enfermagem, além da palestra “Como Garantir uma Enfermagem Atualizada?”, ministrada por Rosana Pires, do Hospital 9 de Julho (SP).

 

Fonte: Anahp