Ideias, Tendências, Líderes e Práticas

Primeiro Congresso Latino-Americano e Brasileiro do REDCap traz inovações para pesquisadores da saúde

Programação científica traz a incorporação de soluções tecnológicas para coleta e gerenciamento de dados de pesquisas científicas e programas clínicos

Aconteceu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o primeiro Congresso Latino-Americano e Brasileiro do Consório REDCap (Research Eletronic Data Capture) em parceria com a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). O congresso trouxe inovações que propõe soluções tecnológicas para coleta e gerenciamento de dados adquiridos em pesquisas científicas e programas clínicos do setor da saúde. Cerca de 400 pessoas foram ao congresso, entre eles, pesquisadores, médicos, profissionais da saúde e de tecnologia da informação.

O Comitê Científico do congresso contou com a colaboração de professores e pesquisadores de importantes instituições de pesquisa no país, como a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, o Hospital do Câncer de Barretos, a Universidade Federal de Juiz de Fora, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entre outras. Instituições internacionais também participaram do evento, como as universidades Vanderbilt, Colorado, Duke, MD Anderson Cancer Center, Fundación Huésped (Argentina) e Clínica Alemana (Chile).

O REDCap  é uma plataforma para coleta, gerenciamento e disseminação de dados de pesquisa, criada em 2004 por pesquisadores da Vanderbilt University (Tennessee, Estados Unidos).  Ela foi introduzida no Brasil em 2011, através da FMUSP e, hoje, o Consórcio REDCap Brasil é a entidade responsável no país pela representação oficial da ferramenta junto a mais de 100 instituições.

Evento

A equipe de jornalistas do Grupo Mídia esteve presente no primeiro Congresso Latino-Americano e Brasileiro do Consório. Confira a cobertura do evento: