Ideias, Tendências, Líderes e Práticas

ICOS realiza Almoço-Debate com a presença do presidente do Banco Central do Brasil

Na última sexta-feira, 13 de abril, em São Paulo, aconteceu o Almoço-Debate ICOS: Cenários e perspectivas econômicas para o setor da saúde no Brasil. O evento, realizado pelo Instituto Coalizão Saúde, contou com palestra do presidente do Banco Central do Brasil, Ilan Goldfajn, e teve as presenças de Claudio Lottenberg, presidente do ICOS, Giovanni Cerri, vice-presidente do ICOS, Leandro Fonseca, presidente da ANS, e Jarbas Barbosa, presidente da Anvisa.

Em sua fala de abertura, Lottenberg falou sobre a “importância de estabilidade nos setores econômico e político para que a área de saúde possa se desenvolver de maneira adequada para a população”, além da importância da integração entre público e privado.

O presidente do ICOS ressaltou que a própria Constituição brasileira determina que os setores público e privado atuem conjuntamente pela saúde da população e ressaltou a “importância de se buscar a sustentabilidade do setor”.

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, apontou os avanços no cenário macro-econômico no recente do país, citando “a queda da inflação, da taxa de juros, e a recuperação do crescimento econômico”. Goldfajn ressaltou que é de fundamental importância que, para que o país mantenha a estabilidade, “é fundamental que sejam feitas reformas”, como a da previdência, e que se busque o ajuste fiscal.

Após as demais falas de abertura, feitas por Jarbas Barbosa, que defendeu a estabilidade e a previsibilidade do setor, e Leandro Fonseca, que fez um discurso pela importância da produtividade, houve um debate conduzido por Giovanni Cerri.  O vice-presidente do ICOS destacou as dificuldades enfrentadas também pelo SUS após a recessão enfrentada no país.

A equipe da Healthcare Management esteve presente no evento e ouviu lideranças sobre as perspectivas para 2018. Confira no vídeo abaixo: