Ideias, Tendências, Líderes e Práticas

Hospital Santa Catarina investe R$ 11 milhões em robô cirúrgico

O Hospital Santa Catarina (HSC), em São Paulo, , ampliou seus investimentos em modernização e anunciou, esta semana a aquisição do robô cirúrgico Vinci Xi. A Instituição, que aportou R$ 11 milhões para a compra do equipamento, passa a contar a partir de agora com o aparelho mais moderno na área de cirurgia robótica da fabricante Strattner.

O equipamento tem como objetivo auxiliar a equipe médica em procedimentos nas áreas ginecológicas, urológicas, oncológicas e gastroenterológicas e possibilita aos cirurgiões acessar locais considerados difíceis em cirurgias complexas, realizar incisões mais precisas e contar com visão 3D ampliada, o que permite aos especialistas terem melhor percepção de profundidade e imagem cristalina.

Instalado no centro cirúrgico, a chegada do aparelho complementa os recentes movimentos do hospital na modernização de áreas-chave. A reinauguração do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), instalado no andar térreo do hospital, e a aquisição dos equipamentos Buzz e Kick, espécie de GPS para procedimentos no cérebro, que possibilita aos neurocirurgiões realizar o mapeamento preciso da região a ser tratada e assim fazer incisões mínimas e, em alguns casos, sem a necessidade de anestesia geral.